Politicas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania?
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Neoliberalismo, CidadaniaResumo
O presente artigo propõe discutir em que consistem as políticas públicas, mais especificamente as políticas educacionais, e como elas influenciam a construção do conceito de cidadania. O texto aponta que, para cada modelo de Estado, corresponde também um modelo de educação, uma vez que o projeto educativo veicula uma imagem de homem e de mundo que se deseja alcançar ou formar. Falar de política educacional, portanto, implica considerar que ela se articula à construção de um projeto de sociedade e de cidadania. Compreender quais são as políticas educacionais que orientam, atualmente, a educação ajuda a clarificar as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, como também, o tipo de indivíduo que se está formando a partir dessas políticas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2001. v. 56. (Coleção Polêmicas
do Nosso Tempo).
BALL, Stephen. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). A escola cidadã no contexto da
globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRANDÃO, Carlos R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
CANDEIAS, Antônio. Políticas educativas contemporâneas: críticas e alternativas. Revista Educação & Realidade, v. 20, n.1, jan/jun. 1995.
CRUZ, Rosana Evangelista. Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão do capital internacional? Curitiba: UFPR, 2003.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas: Papirus, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GENTILI, Pablo. O que há de novo nas novas formas de exclusão educativa? Neoliberalismo, trabalho e educação. Revista Educação & Realidade, v. 20, n.1, jan./jun. 1995.
GADOTTI, Moacir. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
McLAREN, Peter. Traumas do capital: pedagogia, política e práxis no mercado global. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.
MARRACH, Sonia Alem. Neoliberalismo e educação. In: GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo (Org.). Infância, educação e neoliberalismo.
São Paulo: Cortez, 1996.
MELO, Adriana Almeida Sales. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina. Brasil e
Venezuela. Maceió: Edufal, 2004.
OZGA, Jenny. Investigação em políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto, 2000.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1986.
SCHUGURENSKY, Daniel. Globalização, democracia participativa e educação cidadã: o cruzamento da pedagogia e da política pública. In: SILVA, Luiz Heron. Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
SOUZA, Regina Magalhães de. Escola e Juventude: o aprender a aprender. São Paulo: Educ/Paulus, 2003.
SHIROMA, Eneida O; MORAES, Célia M; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.