Práticas decoloniais no ensino de Língua e Literaturas
uma pesquisa com professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10495Palavras-chave:
Decolonialidade, Diversidade cultural, Educação, Inovação curricular, Pensamento críticoResumo
Este artigo baseia-se em uma pesquisa que analisa práticas pedagógicas decoloniais adotadas por professores(as) de Língua Portuguesa e Literatura na educação básica, abrangendo tanto a rede pública, quanto a privada no contexto educacional brasileiro. O foco da análise está em estratégias que desafiam abordagens tradicionais, como a sequenciação cronológica dos estilos literários. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O recorte da pesquisa foi direcionado a professores(as) com formação avançada, que atuam predominantemente no Ensino Fundamental e Médio. Estes(as) docentes, selecionados(as) com base em seu alinhamento com a epistemologia decolonial, demonstraram, por meio de um questionário específico, incorporar perspectivas decoloniais em suas práticas, promovendo uma educação que transcende o eurocentrismo e desafia estruturas estabelecidas. As conclusões revelam a criação de alternativas ao ensino de Língua e Literatura, promovendo práticas pedagógicas críticas e inclusivas de caráter decolonial. Além disso, o estudo examina como estas práticas contribuem para a formação de alunos(as) conscientes e críticos(as) em relação a questões sociais e culturais, propondo uma reconfiguração do ensino de Língua e Literatura para refletir uma abordagem mais contemporânea e diversificada, pautada na lógica subversiva da decolonialidade.
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