Implementação de política de avaliação institucional no ensino fundamental

a percepção do gestor municipal

Autores

  • Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes Universidade Estadual de Campinas
  • Mara Regina Lemes de Sordi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1001

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Educação básica, Ensino fundamental, Implementação de política

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da implementação de uma política de Avaliação Institucional para o Ensino Fundamental, da rede municipal de Campinas, Estado de São Paulo. Buscou-se compreender os mecanismos imbricados na implementação de política pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de 2008 a 2009, na qual foram utilizadas técnicas de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise de conteúdo e triangulação de métodos. Os resultados revelam as percepções e os sentidos atribuídos à implementação da política, pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação, estruturados em categorias: motivação para se implementar uma política de Avaliação Institucional; compreensão do significado da política de Avaliação Institucional; e o processo de implementação da política. Conclui-se que a implementação da Avaliação Institucional ancora-se em processos participativos em defesa da qualidade da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Laboratório de Observação e Estudos Descritivos. R. Bertrand Russel, s/n., Cidade Universitária, 13083-970, Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.S.C.V. MENDES. E-mail: <geisavaz@gmail.com>.

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Laboratório de Observação e Estudos Descritivos. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Cavalcanti Vaz Mendes, G. do S., & Sordi, M. R. L. de. (2012). Implementação de política de avaliação institucional no ensino fundamental : a percepção do gestor municipal. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 241–250. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1001

Edição

Seção

Artigos