Religião em tempos de espetáculo
um ensaio para compreender o fundamentalismo na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v48a2023e9161Palavras-chave:
Espetáculo, Fundamentalismo, Protestantismo, Mundo contemporâneo, VerdadeResumo
O pressuposto deste ensaio reside na convicção de que o fundamentalismo religioso é um tema acerca do qual as ciências da religião e a teologia não podem se calar. Definições e classificações do fundamentalismo nas variadas formas de sua manifestação são um desafio urgente à produção acadêmica. Como novidade, o objetivo geral desta investigação é compreender o mundo contemporâneo como tempos de espetáculo e a localização do fundamentalismo protestante dentro dele. Na lógica da hegemonia do espetáculo, o fundamentalismo protestante precisa dar visibilidade à sua verdade, pois aquilo que é bom necessariamente aparece. São seus objetivos específicos: (1) apresentar o fundamentalismo protestante como uma metacomunidade constituída em torno de um pensamento único, que precisa ser veiculado para se manter ativo; (2) caracterizar o fundamentalismo protestante como um movimento aderente a uma exposição tão explícita da verdade, que a torna rasa e plana. Na tentativa de alcançar os resultados esperados, propõe-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, cujas obras de referências são partes constitutivas do arquivo do pesquisador, não naquele sentido de repositório, mas na condição de leituras feitas e experiências vividas (vida acadêmica enlaçada com a vida pessoal). Para percorrer os caminhos propostos, faz-se opção por uma pesquisa qualitativa, uma vez que a compreensão do assunto em sua profundidade tem proeminência em relação a seu controle e extensão.
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