A linguagem enquanto hino do sagrado a partir da interpretação heideggeriana de Hölderlin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a6525

Palavras-chave:

Linguagem, Natureza, Poesia, Sagrado, Tonalidade afetiva

Resumo

O artigo busca comentar a tese lançada por Heidegger nas linhas finais do seu comentário sobre o poema “Como em dia de festa…”, no qual o filósofo diz que, com base no texto em questão, a poesia de Hölderlin já não é mais um cântico ao sagrado ou à natureza, mas sim um hino “do” sagrado. Com base nessa afirmação, busca-se primeiro uma exposição das noções de natureza e de sagrado em Hölderlin, seguida de um esboço para uma linguagem da natureza a partir de alguns textos do poeta, o que é imprescindível para um possível hino do sagrado. Trata-se de um tema que requer a necessidade de se apontar na produção do poeta, sobretudo na tardia, uma supressão do protagonismo do poeta enquanto criador, para pensá-lo como o “entre” a terra e o céu, como aquele que não é somente humano nem somente divino, isto é, o poeta como um intermediário entre os deuses e os homens. Somente assim, é possível pensar em uma linguagem da natureza e, por conseguinte, um hino do sagrado, uma vez que o poeta se apresenta como aquele que acolhe o dom do cântico poético, que é o próprio sagrado fazendo-se palavra no coração do poeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allemann, B. Hölderlin y Heidegger. Tradução Eduardo Garcia Belsunce. Argentina: Compañia General Fabril Editora, 1965.

Borges-Duarte, I. Cuidado e afectividade em Heidegger e na análise existencial fenomenológica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2021.

Dastur, F. Hölderlin: le retournement natal. Paris: Encre Marine, 1997.

Duque, F. En torno al Humanismo: Heidegger, Gadamer, Sloterdijk. Madrid: Editoral Tecnos, 2006.

Gadamer, H.-G. Poema y diálogo. Tradução Daniel Najmías y Juan Navarro. Bracelona: Editorial Gedesia, 2004.

Gosetti-Ferencei, J. A. Heidegger, Hölderlin and the Subject of Poetic Language: Toward a New Poetics of Dasein. New York: Fordham University Press, 2004.

Heidegger, M. Die Grundbegriff der Metaphysik: welt – endlichkeit – einsamkeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1983.

Heidegger, M. Erläuterungen zu Hölderlins Dichtung. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1981.

Heidegger, M. Explicações da poesia de Hölderlin. Tradução Claudia Pellegrini Drucker. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 2013.

Heidegger, M. Hölderlins Hymnen “Germanien” und “Der Rhein”. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1980.

Heidegger, M. Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978.

Hölderlin, F. Correspondência completa. Introducción e traducción de Helena Cortés Gabaudan y Arturo Leyte Coello. Madrid: Ediciónes Hiperión, 1990.

Hölderlin, F. Ensayos. Tradução Felipe Martínez Marzoa. Madrid: Editorial Ayuso, 1976.

Hölderlin, F. Observações sobre Édipo; Observações sobre Antígona. In: Beaufret, J. Hölderlin e Sófocles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

Hölderlin, F. Poesía completa: Edición Bilingüe. Tradução Federico Gorbea. Barcelona: Edicónes 29, 1995.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Fernandes, J. E. (2022). A linguagem enquanto hino do sagrado a partir da interpretação heideggeriana de Hölderlin. Reflexão, 47. https://doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a6525

Edição

Seção

Seção Temática: Análise da religião e suas formas em perspectivas diversas