Gêneros do discurso e Sitz im Leben: a origem comum e a relação entre os conceitos teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v46e2021a4998

Palavras-chave:

Bakhtin, Discurso, Gênero, Sitz im Leben.

Resumo

O presente ensaio propõe a existência de relações entre a teoria de Bakhtin sobre os gêneros do discurso e o conceito de Sitz im Leben, advindo da Exegese Bíblica germânica. A hipótese apresentada é a de que ambos têm em comum a influência da filosofia idealista alemã e, mais particularmente, do Romantismo. Dada a compreensão de que os conceitos advêm de uma mesma fonte filosófica, mas suas aplicações teóricas são realizadas a objetos diferentes, pode-se buscar o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla dos gêneros do discurso, para que este também seja aplicado aos estudos bíblicos, associado ao Sitz im Leben.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Benedito Leite, Faculdade Messiânica

Faculdade Messiânica, Curso de Bacharelado em Teologia

Referências

Auerbach, E. Figura (Mínima Trotta). Madrid: Trotta, 1998.

Bakhtin, M. M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.

Bakhtin, M. M. Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance). 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2010b.

Berger, K. As formas literárias do Novo Testamento. São Paulo: Edições Loyola, 1998. (Coleção Bíblica Loyola, n. 23).

Bezerra, P. Posfácio. In: Bakhtin, M. M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Edições 34, 2016. p. 151-170.

Boer, R. (ed.). Bakhtin and genre theory in biblical studies. Society of Biblical Literature: San Antonio, 2007. Number 63.

Bultmann, R. História de la tradición sinóptica. Salamanca: Sigueme, 2000.

Camey-Hoggatt, J. Irony in the Mark’s Gospel: text and subtext. Cambridge University Press, 1992.

Campos, R. O homem rico e Lázaro: as relações invertidas no Hades. São Paulo: Editora Reflexão, 2015.

Cassirer, E. A filosofia das formas simbólicas: o pensamento mítico. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Tópicos, 2).

Cassirer, E. A filosofia das formas simbólicas: a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009. (Coleção Tópicos, 1)

Cassirer, E. A filosofia das formas simbólicas: fenomenologia do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Coleção Tópicos, 3)

Clark, K.; Holquist, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 293.

Coates, R. Christianity in Bakhtin: God and the exiled author. New York: Cambridge University Press, 2004. Cambridge Studies in Russian Literature.

Dibelius, M. La Historia de las Formas Evangélicas. Valencia: Intitución San Jeronimo, 1971. (Clásicos de la Ciencia Bíblica, 2).

Dundes, A. Morfologia e estrutura no conto folclórico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996. (Coleção Debates, 252).

Frye, N. El Gran Codigo: una lectura mitológica y literária de la Bíblia. Barcelona: Editorial Gedisa, 1996.

Green, B. Experiental learning: the construction of Jonathan in the narrative of Saul and David. In: Boer, R. (org.). Bakhtin and genre theory in biblical studies. Society of Biblical Literature, San Antonio 2007. Number 63.

Gunkel, H. Introducción a los Salmos. Valencia: Edicep, 1993. (Clasicos de la Ciencia Biblica, 1).

Gurevich, A. Bakhtin e sua Teoria do Carnaval. In: Bremmer, J.; Roodenburg, H. Uma história cultural do humor. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. p.83-92.

Herder, J. G. V. Philosophical writings. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 97. (Cambridge Texts in the History of Philosophy).

Koester, H. Introdução ao Novo Testamento: história e literatura do Cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.

v. 2, p. 44.

Leite, F. B. Aventuras e provações em Atos dos Apóstolos. In: Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã primitiva:

olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014a. v. 1, p. 67-81.

Leite, F. B. Bakhtin para exegetas: a hermenêutica do Carnaval. In: Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã

primitiva: olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014b. v. 1, p. 11-30.

Leite, F. B. Paulo Satírico. In: Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã primitiva: olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014c. v. 1, p. 83-100.

Leite, F. B. Reconhecimentos, um romance de aventura. In: Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã primitiva:

olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014d. v. 1, p. 115-129.

Leite, F. B. “Ele está fora de si”: O evangelho conforme Marcos e a teoria da gênese do Romance de Mikhail Bakhtin. In: Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã primitiva: olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014e. p. 45-54.

Leite, F. B. O evangelho na fissura dos gêneros. In: Mosca, L. L. S. (org.). Discurso religioso: possibilidades retórico-argumentativas. São Paulo: Fonte Editorial, 2016. v. 1, p. 27-40.

Leite, F. B. A utilização do método socioideológico para estudos em Ciências da Religião e Teologia. In: Costa, J.

C. L. (org.). Linguagem, discurso e religião: diálogos e Interface. São Carlos: Pedro & João editores, 2017. p. 9-30.

Leite, F. B. O Carnaval como Mito. In: Leite, F. B.; Teles, J. E. (org.). Hermenêuticas do Mito: ensaios sobre conceito,

linguagem e imaginário. Curitiba: Editora Prismas, 2018. p.13-34.

Leite, F. B. “Ele Está Fora de Si”: Linguagem popular e discurso religioso no Evangelho conforme Marcos. 2019. 308 f. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

Mihailovic, A. Corporeal words: Mikhail Bakhtin’s theology of discourse. Northwestern University Press, 1997.

Nadella, R. Dialogue not dogma: many voices in the gospel of Luke. London: Bloomsbury, 2011. (Library of New Testament Studies, 431).

Nogueira, P. A. S. Religião como texto: contribuição da semiótica da cultura. In: Nogueira, P. A. S. (org.). Linguagens

da religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012. p.13-30. (Coleção Estudos de Religião).

Nogueira, P. A. S. Religião e ficcionalidade: modos de as linguagens religiosas versarem sobre o mundo. In: Nogueira,

P. A. S. (org.). Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015a. p.115-142.

(Coleção Sociologia e religião).

Nogueira, P. A. S. Traduções do intraduzível: a semiótica da cultura e o estudo de textos religiosos nas bordas da semiosfera. Estudos de religião, v. 29, n. 1, p. 102-123, 2015b.

Pikaza, X. Prólogo. In: Bultmann, R. História de la tradición sinóptica. Salamanca: Sigueme, 2000. p.10-67.

Propp, V. I. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

Propp, V. I. As raízes folclóricas do conto maravilhoso. 2. ed. São Paulo: Martins Editora, 2003.

Reed, W. L. Word of the word: the Bible as literature according to Bakhtin. New York: Oxford University Press, 1993.

Sousa, R. F. Símbolos religiosos, signos e ideologia: contribuições do Círculo Bakhtiniano para estudo da religião.

Debates do NER, ano 15, n. 26, p. 277-298, 2014.

Sousa, R. F. Bakhtin e a interpretação do texto sagrado: alguns pontos fundamentais. In: Nogueira, P. A. S. (org.).

Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. p. 201-216. (Coleção Sociologia e Religião).

Sousa, R. F.; Leite, F. B. (org.). Literatura cristã primitiva: olhares bakhtinianos. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. p. 31-44.

Theissen, G. Epílogo. In: Bultmann, R. História de la tradición sinóptica. Salamanca: Sigueme, 2000. p. 447-488.

Vito, F. Logos em luta: diálogo como artifício literário no Quarto Evangelho. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

Webb, G. Mark at the Threshold: applying bakhtinian categories to Markan characterization. Leiden/Boston: Brill,

(Biblical Interpretation Series, 95).

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Leite, F. B. (2021). Gêneros do discurso e Sitz im Leben: a origem comum e a relação entre os conceitos teóricos. Reflexão, 46, 1–9. https://doi.org/10.24220/2447-6803v46e2021a4998

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.