Política, Religião e Educação no Brasil a partir do olhar do educador norte-americano Horace Lane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v44e2019a4651

Palavras-chave:

Educação. Horace Lane. Política. Religião.

Resumo

O artigo analisa a visão do educador e missionário norte-americano Horace Lane sobre a Política, Religião e Educação no Brasil a partir dos relatórios encaminhados aos curadores nos Estados Unidos e prospectos da Escola Americana de São Paulo produzidos para a elite brasileira. Para o educador, o Brasil ainda não havia experimentado a “verdadeira República” e só alcançaria a “verdadeira democracia” se o modelo educacional norte-americano fosse implantado no território nacional. Como missionário, diretor da Escola Americana, presidente do Mackenzie College e superintendente da obra educacional no Brasil, ele utilizou as mais variadas estratégias para mostrar que o modelo educacional e o presbiterianismo norte-americano eram capazes de colocar o país no processo de modernização defendido por agentes sociais ligados às elites republicanas. Os relatórios, como será visto, ajudam a entender as representações construídas por Horace Lane sobre o Brasil, Política, Educação e Religião.

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Biografia do Autor

Ivanilson Bezerra Silva, Faculdade de Sorocaba

Faculdade de Sorocaba, Grupo Universidade.

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Projeto de Pesquisa.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Silva, I. B. (2019). Política, Religião e Educação no Brasil a partir do olhar do educador norte-americano Horace Lane. Reflexão, 44, 1–19. https://doi.org/10.24220/2447-6803v44e2019a4651

Edição

Seção

Seção Temática: Igreja e Estado em contextos de (des)secularização