Interdisciplinaridade e estudos da religião: um panorama da formação acadêmica dos docentes dos Programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3714Palavras-chave:
Ciência(s) da(s) Religião(ões). Interdisciplinaridade. Titulação docente. Brasil.Resumo
Este artigo assume o pressuposto de que a religião ocupa o espaço público na contemporaneidade não somente como fenômeno a agrupar fiéis em diversos modelos de igrejas ou comunidades, mas também como objeto de investigação da Teologia, das Ciências Humanas e, particularmente, das Ciência(s) da(s) Religião(ões). Se o campo religioso é plural e dialógico, importa que as disciplinas de explicação e/ou compreensão do campo sejam também transversais e abertas ao diálogo. Por meio de investigação exploratória, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa, com base em dados oferecidos publicamente pelos sites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil, esta investigação procura, como objetivo geral, mapear a formação dos docentes atualmente atuantes nesses programas, a fim de verificar como a titulação dos pesquisadores reflete a dimensão de interdisciplinaridade exigida pela área e o favorecimento ao diálogo.
Palavras-chave: Ciência(s) da(s) Religião(ões). Interdisciplinaridade. Titulação docente. Brasil.
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Referências
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