O messianismo político da teologia latino-americana da libertação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n1a3231Palavras-chave:
Messianismo. Reino de Deus. Teologia da libertação.Resumo
As reflexões apresentam os resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento histórico da Teologia Latino-Americana da Libertação. O objetivo foi elaborar uma crítica à essa destacada corrente do pensamento a partir da identificação de aspectos de messianismo político nela presentes. Metodologicamente, a tarefa foi realizada a partir de uma aproximação da Teologia da Libertação com outras duas expressões teológicas. A primeira, ad intra, com autores que criticaram certas visões de messianismo político nela presentes e priorizaram a relação com a economia para oferecer tal crítica, especialmente as contribuições de Hugo Assmann, Julio de Santa Ana e Jung Mo Sung. A segunda, ad extra, com o pensamento teológico de Paul Tillich, que também valorizou o debate com a economia e indicou aspectos críticos a formas de messianismos. Entre os resultados da pesquisa, destacamos a necessidade de identificação constante do fato maior que marca a conjuntura socioeconômica e política, para, a partir dele, se refletir teologicamente. A realidade precisa ser compreendida com profundidade, especialmente considerando a complexidade social. A visão bipolar dominados x dominantes, por exemplo, além de favorecer messianismos políticos e simplificações, é insuficiente para se compreender as questões relativas ao contexto social. As reflexões apresentadas requerem uma elucidação, a mais transparente possível, da categoria teológica do Reino de Deus como a referência utópico-escatológica para todos os projetos.
Palavras-chave: Messianismo. Reino de Deus. Teologia da libertação.
Downloads
Referências
ASSMANN, H. Crítica à lógica da exclusão: ensaios sobre economia e teologia. São Paulo: Paulus, 1994.
ASSMANN, H.; HINKELAMMERT, F. A idolatria do mercado: ensaio sobre economia e teologia. Petrópolis: Vozes, 1989.
BRAVO GALLARDO, C. Jesús hombre en conflicto. Ciudad de México: Centro de Reflexão Teológica, 1986.
CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
COMBLIN, J. Cristãos rumo ao Século XXI: nova caminhada de libertação. São Paulo: Paulus, 1996.
FUKUYAMA, F. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
HINKELAMMERT, F. As armas ideológicas da morte. São Paulo: Paulinas, 1983.
HINKELAMMERT, F. A teologia da libertação no contexto econômico-social da América Latina: economia e teologia ou a irracionalidade do racionalizado (I). Revista Eclesiástica Brasileira, v.56, n.221, p.45-61, 1996a.
HINKELAMMERT, F. A teologia da libertação no contexto cconômico-social da América Latina: economia e teologia ou a irracionalidade do racionalizado (II). Revista Eclesiástica Brasileira, v.56, n.222, p.331-347, 1996b.
RICHARD, J. The socialist Tillich and liberation theology. In: Bulman, R.F.; Parrela, F.J. (Ed.). Paul Tillich: A new catholic assessment. Collegeville: The Liturgical Press, 1994. p.148-173.
SANTA ANA, J. Questões atuais da reflexão pastoral e teológica da libertação. Papos, v.3, n.5, p.20- 40, 1991.
SUNG, J.M. Deus numa economia sem coração. São Paulo: Paulinas, 1992.
SUNG, J.M. Teologia & economia: repensando a teologia da libertação e utopias. Petrópolis: Vozes, 1994.
TILLICH, P. The socialist decision. New York: Harper & How Publishers, 1977.