Figuras liminares

Pelágia, uma prostituta santa do monasticismo antigo

Autores

  • Marcus Reis Pinheiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v50a2025e15278

Palavras-chave:

Ascese, Liminalidade, Mulheres Monjas, Pelágia

Resumo

Este ensaio é uma apresentação do texto Vita Pelagia, uma hagiografia que narra a vida de uma prostituta que se transforma em monge entre os séculos IV e V d.C. Seguindo o texto, o presente ensaio busca mostrar de que modo as transformações pelas quais passa Pelágia, a heroína de nossa história, se deve a um trabalho pessoal que pode ser pensado como típico do monasticismo desse período. Nosso objetivo é buscar ressaltar o quanto essa personagem é apresentada como uma figura liminar, isto é, que se situa entre diversas formas específicas e seus nomes: a prostituta Margarete, a noiva de cristo Pelágia, o monge eunuco Pelágio. Tratase de sublinhar o quanto ela é uma figura em metamorfose, que se transforma ao longo de sua vida, habitando fronteiras de gêneros e de papeis sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anson, J. The female transvestite in early monasticism: The Origin and development of a motif. Viator: Medieval and Renaissance Studies, v. 5, p. 1-32, 1974.

Burrus, V. The sex lives of saints: An erotics of ancient hagiography. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2004.

Brock, S. P.; Harvey, S. A. Holy women of the Syrian Orient. Los Angeles: University of California Press, 1998.

Brown, P. The body and society: men, women, and sexual renunciation in early Christianity. New York: Columbia University Press, 1988.

Brown, P. The rise and function of the holy man. Journal of Roman Studies, v. 61, p. 80-101, 1971.

Clark, E. A. Reading renunciation: Asceticism and scripture in early Christianity. Princeton: Princeton University Press, 1999.

Cloke, G. This female man of God: Women and spiritual power in the patristic age 350 AD – 450 AD. London: Routledge, 1995.

Coakley, S. Powers and submissions: Spirituality, philosophy, and gender. Oxford: Blackwell, 2002.

Coakley, S. The new asceticism: Sexuality, gender and the quest for God. New York: Bloomsbury, 2015.

Coon, L. L. Sacred Fictions: Holy women and hagiography in late antiquity. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1997.

Davis, S. J. Crossed texts, crossed sex: Intertextuality and gender in early Christian legends of holy women disguised as men. Journal of Early Christian Studies, v. 10, n. 1, p. 1-36, 2002.

Delcourt, M. Hermaphrodite: Myths and rites of the bisexual figure in classical antiquity. London: Studio Books, 1961.

Elm, S. ‘Virgins of God’: The making of asceticism in late antiquity. Oxford: Claredon Press, 1994.

Garber, M. Vested Interests: Cross-dressing and cultural anxiety. New York: HarperCollins, 1992.

Goulet-Cazé, M.-O. L’ascèse cynique: un commentaire de Diogène Laërce VI, 70–71. Paris: Vrin, 1986.

Hadot, P. Exercices spirituels et philosophie antique. Paris: Études Augustiniennes, 1987.

Hausherr, I. Penthos: la doctrine de la componction dans l’Orient chrétien. Roma: Pont. Institutum Orientalium Studiorum (Orientalia Christiana Analecta, v. 132), 1944.

Miller, P. C. Is there a harlot in this text?: Hagiography and the grotesque. Journal of Medieval and Early Modern Studies, v. 33, p. 419-435, 2003.

Miller, P. C. Desert asceticism and “the body from nowhere”. Journal of Early Christian Studies, v. 2, n. 2, p. 137-153, 1994.

Miller, P. C. The corporeal imagination: Signifying the holy in late ancient Christianity. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2009.

Orígenes. Homilias e Comentário ao Cântico dos Cânticos. Tradução de José Eduardo Borges de Almeida. São Paulo: Paulus, 2018.

Pinheiro, M. R. Eros, Logos e Ascese em Platão e Orígenes. In: Bocayuva, I.; Anacoreta, M. I. (org.). O Belo na Antiguidade Grega. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2006. p. 133-162.

Rilke, R. M. Elegias de Duíno. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.

Valantasis, R. A Theory of the Social Function of Asceticism. In: Wimbush, V. L.; Valantasis, R. (ed.). Asceticism. New York; Oxford: Oxford University Press, 1995. p. 544-552.

Ward, B. Harlots of the Desert: A study of repentance in early monastic sources. Kalamazoo: Cistercian Publications, 1987.

Wimbuch, V. L.; Valantasis, R. (ed.). Asceticism. New York; Oxford: Oxford University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Reis Pinheiro, M. (2025). Figuras liminares: Pelágia, uma prostituta santa do monasticismo antigo. Reflexão, 50. https://doi.org/10.24220/2447-6803v50a2025e15278

Edição

Seção

Dossiê: Os rastros do monstruoso no sagrado