Devir macumbeiro e a corporeidade de Oiá-Iansã
a alteridade religiosa em rituais de festa
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v50a2025e14903Palavras-chave:
Devir macumbeiro, Religião e carnaval, Rito da brasilidadeResumo
Não podemos ignorar que nossas produções acadêmicas refletem os tensionamentos provocados por nosso cotidiano. Nas disputas entre o Brasil-nação e a brasilidade, saberes múltiplos, diversos e plurais são (re)elaborados a partir de políticas e poéticas transgressoras. Por isso, propomos repensar os lugares de conceitos acadêmicos, entendendo que a rua é fundamental para que a nossa ciência não seja apenas uma alegoria da sociedade, mas oriunda dela. Neste artigo, trabalharemos o conceito de devir macumbeiro e a corporeidade da mitopoética de Oiá-Iansã praticados em três ambientes diferentes, o 4 de dezembro em Salvador, o samba-enredo da Mangueira, no Rio de Janeiro e o samba-enredo da Barroca da Zona Sul, em São Paulo, ambos para o carnaval de 2025. Em comum, esses três rituais da brasilidade enaltecem a orixá Oiá-Iansã e nos propõem uma alternativa à simplicidade do conceito de sincretismo religioso, ampliando nossas percepções para algo mais condizente com a brasilidade: a alteridade religiosa.
Downloads
Referências
Alexandre, C. Orixás no terreiro sagrado do samba: Exu e Ogum no candomblé da Vai-Vai. Rio de Janeiro: Fundamentos de axé, 2022.
Bonine, E. Institucionalização do racismo religioso: reflexões sobre o racismo religioso institucionalizado na gestão de Sérgio Camargo na Fundação Cultural Palmares. Reflexão, v. 47, e5634, 2022. Disponível em: https:// doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a5634. Acesso em: 9 dez. 2024.
Brito, E.J.C. Violência de Estado: contra as populações do Rio de Janeiro. Espaços: Revista De Teologia E Cultura, v. 27, n.1, p. 177–184, 2019. Disponível em: https://itesp.emnuvens.com.br/espacos/article/view/587. Acesso em: 9 dez. 2024.
França, S. À flor da Terra: no rio da negritude entre dores e paixões. Portal oficial da Estação Primeira de Mangueira. Disponível em: https://mangueira.com.br/site/enredo-2025/. Acesso em: 9 dez. 2024.
Liga Carnaval SP. Os nove oruns de Iansã. In: Sambas de enredo: Carnaval SP 2025 (Grupo especial e grupo de acesso). São Paulo: Liga Carnaval SP, 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/4gYHJhPKQ fiMsdd7hACDYE?si=ad565437b4c042c5. Acesso em: 9 out. 2025.
Manso, B.P. A fé e o fuzil: crime e religião no Brasil do século XXI. São Paulo: Todavia, 2023.
Marinho, N; Santos, E. Festa de Santa Bárbara reúne devotos no Centro Histórico de Salvador. Agência de Notícias, Salvador, 4 dez. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br/index.php/pt-br/ releases2/geral/26221-festa-de-santa-barbara-reune-devotos-no-centro-historico-de-salvador. Acesso em: 9 dez. 2024.
Mauss, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Mussa, A.; Simas, L.A. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
Prandi, R. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Ribeiro, C. Religião, decolonialidade e o princípio pluralista. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, v. 23, n. 1, p. 21-40, 2020.
Rio Carnaval. À flor da terra: no rio da negritude entre dores e paixões. In: Sambas de enredo Rio carnaval 2025. Rio de Janeiro: Rio Carnaval, 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/4dcdeb5UircJEbAmIbgXv8?si=9d4736f226614e78. Acesso em: 9 out. 2025.
Silva, V.G. Religião e identidade cultural negra: afro-brasileiros, católicos e evangélicos. Afro-Ásia, n. 56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/22524. Acesso em: 9 dez. 2024.
Theodoro, H. Iansã: rainha dos ventos e das tempestades. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.
Theodoro, H. Implicações para a moral social brasileira do ideal de pessoa humana na cultura negro. 1985. 258 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 eduardo bonine

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









