CUERPO INFANTIL Y ESCOLARIDAD MODERNA

Autores

  • Mariano NARODOWSKI Universidade Nacional

Resumo

Este ensaio, discordando dos que afirmam ser o tema da corporeidade uma preocupação pequeno-burguesa interessada em eclipsar as grandes interrogações político-econômicas, propõe um trabalho com a "hipótese repressiva" de Michel Foucault. Isto é: o discurso do corpo reprimido é, por contra- face, o discurso do corpo reivindicado. É texto que se empenha em aprofundar a questão do hiperdimensionamento racionalista da episteme moderna e suas contrafaces; isto tudo procurando discutir o tema da corporeidade tal como é visto por declaração ou por silenciamento - pela escola contemporânea. 

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Referências

AIRES, Ph. (1978): Historia social da criança e da familia, Zahar, Rio de Janeiro.

BRINKMANN, W. (1986): "La nióez en proceso de transformación. Consideraciones sobre su génesis, su desaparición y su valor efectivo para la pedagogía ." en Educación, Tubingenn.

DONZELOT, J. (1980): A policia das familias, Graal, Rio de Janeiro.

FOUCAULT, Michel (1987): Historia de la sexualidad. 1. -La voluntad de saber, México, Siglo XXI.

LIPOVETSKY, G. (1986): La era del vacío, Anagrama, Barcelona.

REGIS DE MORAIS, J. F. (1991 ): Dimensões antropológicas da corporeidade, III Simpósio Paulista de Educação Física, UNESP/Rio Claro.

Publicado

2024-02-27

Como Citar

NARODOWSKI, M. (2024). CUERPO INFANTIL Y ESCOLARIDAD MODERNA. Reflexão, 19(58). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11864

Edição

Seção

Artigos