A VERDADE SUPÕE A JUSTIÇA
Resumo
Desde uma proposição de Enrique Dussel sobre a cultura semita: "uma tradição totalmente distinta como o dia e a noite, da cosmovisão dos gregos", procuramos mostrar essa distinção interpretando os quatro primeiros capítulos do livro Gênesis da Bíblia, "A verdade supõe a justiça", significa a relatividade de toda política sob o absoluto do mandamento: "Tu não matarás".
Downloads
Referências
"Para uma pré- e prata-histórica latino-americana", Para uma ética da libertação latino-americana , São Paulo, Loyola. Piracicaba, UNIMEP, sd. J v. 3 págs. 33-45.
NEMO, Philippe (Apresentação). LÉVINAS, Emmanuel, Éthique ef Innni-. dialogues avec Philippe NEMO. Paris, Fayard, France Culture,1982, págs. 5-7.
O homem messiânico. uma introdução ao pensamento de Emmanuel Lévinas. Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes. Petrópolis, Vozes,1984, pág.12.
E. HOORNAERT, A memória do povo cristão, Petrópolis, Vozes,1986, Introdução, n. 2: Eusébio de Cesaréia e a história da Igreja".
Totalíté et infíni. Dordrecht, Boston, London, KLUWER ACADEMICPUBLISHERS, 1988, págs. 62-75 e pág. 281.
Totalité ef Infini. op. cit., pág.118.
De I'existence a I'exístant. Paris, Vrinl1986. pág. 67-68.
CANEIRO LEÃO, Emmanuel. "Introdução". HEIDEGGER. Martin. Sobre o Humanismo Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro,1967, págs.16-17.
"La création". Totalité ef infini, op. cit., págs. 269-270.
"L'être est extériotité". Totalité ef infini, op. cit., págs. 266-267.
Transcendance ef intelligibilité , suivi d'un entretien. Genêve, LABOR et FIDES, Centre Protestant d'Études, 1984, pág. 41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Benedito Eliseu Leite CINTRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.