A IMAGINAÇÃO SIMBÓLICA NA OBRA DE GILBERT DURAND
Resumo
O presente artigo expõe, sinteticamente, a teoria de Gilbert Durand sobre a imaginação simbólica. abordando a noção de símbolo e a perspectiva histórico-crítica de tendências hermenêuticas recentes. Aponta, inicialmente, o autor as contribuições de Freud, de Lévi-Strauss, de Jung, de BacheÉard para a hermenêutica do símbolo. Passa, então. a examinar a teoria geral do imaginário de Durand, afirmando a presença da estruturação simbólica na raiz de todo e qualquer pensamento e devolvendo à imagem dignidade ontológica e gnoseológica, Segundo o autor, Durand constrói, dessa forma, uma filosofia do imaginário que o próprio Durand denomina “fantástica transcendental".
Downloads
Referências
BADIA, Denis. Imaginário e Ação Cultural, tese de mestrado, USP, 1994 (mimeografada).
CARVALHO, J. C. de Paula. Antropologia das Organizações e Educação: um ensaio holonômico. Rio de Janeiro. Imago. 1990.
CHEVALIEFR, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro, José Olímpio, 1993.
DURAND, Gilbert. Estruturas Antropológicas do Imaginário. Lisboa, Editorial Presença, 1989.
A Imaginação Simbólica. São Paulo, Cultrix/Edusp, 1988.
De la mitocrítica al mitoanálisis. Barcelona, Anthropos, 1993.
Mito e Sociedade. Lisboa, A regra do jogo, 1993.
GARAGALZA, L. La interpretación de los símbolos. Barcelona, Anthropos, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wanderley Martins da CUNHA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.