BACHELARD: OS CAMINHOS DO SUPER-HOMEM
Resumo
Bachelard considera a ciência como uma fábrica de fenômenos, impondo-se como fenomenotécnica fornecendo, assim, meios de domínio sobre a natureza. Defende. também, em algumas obras, a tese da oposição entre natureza e cultura. O homem como ser cultural se afasta da natureza para. através da cultura humanizar o mundo em que vive.
O objetivo de nosso trabalho é discutir, a partir da perspectiva bachelardiana, as implicações do modelo fenomenotécnico.
Considerando que não existe na obra bachelardiana uma análise explícita dessa questão, vamos procurar depreender, através da reflexão sobre alguns aspectos fundamentais de seu pensamento qual a posição de Bachelard sobre a relação homem-natureza no contexto da contemporaneidade em que predomina o modelo de cientificidade fenomenotécnica.
A conclusão do trabalho tornará evidente que para Bachelard ciência e técnica constituem fundamentalmente meios de ultrapassar a condição humana; são. portanto, caminhos de sobre-humanidade. Por outro lado as noções bachelardianas de materialismo e de imaginação criadora podem nos indicar quais os caminhos que levam o super-homem a amenizar os aspectos negativos do modelo fenomenotécnico de ciência, permitindo, assim. que este alcance a plena integração com a surrealidade por ele construída.
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Referências
SERRES, M. - Le contrat naturel, Paris, Éditions François Bourin, p.44.
BACHELARD, G.- L'activité rationaliste de la physique contemporaine, Paris, PUF, p. 10.
IDEM, Le matérialisme rationnel Paris, PUF, p. 56.
lbid, p. 56.
IDEM, L eau et les rêves p. 100
IDEM, Le pluralisme cohérant de la chimie contemporaine, p. 228.
IDEM, Le matérialisme rationnel p. 27.
lbid, p.43
IDEM, La terre et la rêverie de la volonté, p. 36.
Conferência realizada por Bachelard em Paris em 3/9/52.
IDEM, L'eau et les rêves, p. 23.
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