REFLEXÃO OU DIALÓGICA: VIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA ÉTICA
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a relação entre razão e ética no pensamento de Léon Brunschvicg e Gaston Bachetard, mostrando que há divergências profundas entre estes filósofos, apesar destes possuirem um ponto em comum, pois defendem a ligação intima entre ciência e ética.
O humanismo ético brunschvicguiano, ao afirmar a passagem da consciência intelectual para a consciência moral, está se fundamentando numa concepção de razão monológica, enquanto Bachelard, ao mostrar que a constituição dos princípios éticos tem como modelo a dialógica da cidade científica, está optando por uma razão e uma ética que transitam na via do humano, uma via repleta de contradições, mas nem por isso menos verdadeira.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston -Le nouvel esprit scietifique, Paris, PUF, 1934. pag26.
-Laformationdel esprit scientifique: contribuition à psychanalyse de la connaissance
objective. Paris, J. Vrin, 1972.
- Le nouvel esprit scietifique, Paris, PUF, 1934.pag.
- L'engagement racionaliste, Paris, BRUNSCWICG, Léon. Introduction à la vie de l’esprit. 3 ed., Paris, Félix Alcan, 1923.
L’expérience humaine et la causalité physique. 3 ed., paris, P.U.F., 1949.
De la connaissance desoi. Paris, Félix Alcan, 1931.
Le progrês de la conscience dans la philosophie occidentale. Paris, P.U.F., 1953,2 v.
De la vrai et de la fausse conversion et la querelle de l’athéisme. Paris, P.U.F., 1951.
Ecrits philosophiques. Paris, P.U.F., 1951, 3 v.
GIL, Didier.Bachelard et la culture scientifique, Paris, PUF, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marly Bulcão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.