CHAMADA 2024 | Dossiê: Religião e Política na América Latina: passado e presente
Brasil e Argentina viveram, na segunda metade do século XX, processos políticos semelhantes, demarcados por ditaduras civil-militares (1964/1985 – Brasil; 1976/1983 – Argentina) e pela posterior reconstrução da democracia. O engajamento no mundo fático, assumido por instituições e movimentos religiosos, nos anos que antecederam a imposição das ditaduras em ambos os países, e que persistiu, mesmo nos períodos mais duros dos regimes autoritários, reverberando em diferentes setores e dimensões dos movimentos sociais e populares, assinalou uma nova fase da história social desses países. Nesse contexto, nos diferentes cenários políticos e religiosos que o compõem – pré-ditadura, ditadura, período de abertura e período de reconstrução da democracia –, teologias libertárias e conservadoras passaram a disputar ideias e práticas, buscando a hegemonia no espaço público. Este dossiê objetiva reunir contribuições que se inscrevam na esfera das relações entre religião e política no ambiente social brasileiro, argentino e de outros países latino-americanos com experiências correlatas desde o início dos anos 1960 até o presente.
Editores do Dossiê:
Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, Brasil)
Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, Brasil)
Prof. Dr. Mariano Fabris - Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP, Argentina) e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina)
Prof. Dr. Roberto di Stefano - Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina) e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina)