O centro de Juiz de Fora (MG) e os “novos centros”: paradoxos da urbanidade

Autores

  • Giuliano Orsi Marques de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

paisagem urbana, espaço público, galerias comerciais, shopping center, Juiz de Fora (MG).

Resumo

O artigo discute a constituição do espaço público na cidade de Juiz de Fora (MG) antes e depois da década de 1950 – período de transição entre dois suportes urbanísticos bastante
distintos. Para a análise, inicialmente priorizou-se levantar dados censitários que pudessem aferir resultados referentes à demografia, consolidação da mancha urbana e desdobramentos de ordem paisagística, examinados por meio de material iconográfico e literário. Por fim, utiliza-se o método comparativo para o diagnóstico entre o espaço do centro de Juiz de Fora em contraponto com os “novos centros” de demais cidades de porte similar.
PALAVRAS-CHAVE: paisagem urbana, espaço público, galerias comerciais, shopping center, Juiz de Fora (MG).

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Biografia do Autor

Giuliano Orsi Marques de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando em Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo CEATEC PUC-Campinas Orientador Wilson Ribeiro dos Santos Junior

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Publicado

2005-09-10

Como Citar

Carvalho, G. O. M. de. (2005). O centro de Juiz de Fora (MG) e os “novos centros”: paradoxos da urbanidade. Oculum Ensaios, (3), 96–111. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/804

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa