A contribuição da arquitetura fractal para o ensino de CAAD

Autores

  • Maycon Ricardo Sedrez Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n11_12a153

Palavras-chave:

Arquitetura fractal, Projeto arquitetônico assistido por computador, Objeto virtual de aprendizagem

Resumo

A geometria fractal e uma área da matemática que estuda objetos complexos. Os fractais são objetos que surgiram com o intuito de descrever formas naturais. Logo apos a criação dos conceitos de fractais, alguns arquitetos começaram a utilizar esses parâmetros no desenvolvimento de formas. Em uma experiencia unica sobre o tema, procurou‑se abordar o elo entre arquitetura e fractais buscando a criacao de formas. O desafio de ensinar projeto arquitetonico assistido por computador abordando a geometria fractal foi ainda ampliado ao se criar um conteudo completamente novo para um ambiente virtual de aprendizagem. Este texto trata dessas questoes agindo como difusor dos conceitos de fractais para arquitetos e do potencial do ensino a distancia para arquitetura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Ricardo Sedrez, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre | Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós‑Graduação em Arquitetura e Urbanismo | Campus Trindade Caixa Postal 470, 88040‑970, Florianópolis, SC, Brasil

Referências

Baier, T.; Sedrez, M.R. Geometria Fractal e Arquitetura Contemporânea — Kisho Kurokawa. In: SALÃO

DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13, 2001, Porto Alegre. Anais… . Porto Alegre: UFRGS, 2001.

Baier, T.; Sedrez, M.R. Uso de gráficos de funções matemáticas, construídos com recurso computacional,

na elaboração de projetos arquitetônicos: uma proposta pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATE‑

MÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 30, 2007, Florianópolis. Anais… . Florianópolis: SBMAC, 2007.

Bloom, B.S. Taxionomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 1972. v.1 (Domínio Cognitivo).

Bonneel, N. Tree Generator. 2008. Available from: <http://www.treegenerator.com/>. Cited: 10 May 2008.

Celani, M.G. CAD criativo: exercícios para desenvolver a criatividade de arquitetos na era digital. São Paulo:

Campus, 2003.

Desprez, N. Chaoscope. 2007. Available from: <http://www.chaoscope.org>. Cited: 10 Jan. 2008.

Eisenman, P. Eisenmanesie. Architecture + Urbanism. [S.l.]: Extra, 1988. p.70.

Espanés, I.M. El desafio de los fractales. Summa+. Buenos Aires: Donn S.A., 2001, n.51, 2001, p.144.

Espanés, I.M. Fractales y formas arquitectónicas. Córdoba: I+P División Editorial, 2003.

Fernandes, B.R. Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura. 2006. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós‑Graduação em Arquitetura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

Ferreira, A.B.H.Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fron‑

teira, 1999.

Filatro, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004.

Jencks, C. The new paradigm in architecture: the language of post‑modernism. New Haven: Yale Press Uni‑

versity, 2002.

Lorenz, W. E. Fractals and fractal architecture. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Tecnologia

de Viena, Viena, 2002.

Mandelbrot, B.B. The fractal geometry of nature. New York: W. H. Freeman, 1983.

Mandelbrot, B.B. Objetos fractais: forma, acaso e dimensão seguido de panorama da linguagem fractal.

ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

Pereira, A.C. Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna,

Sedrez, M.R. Forma fractal no ensino de projeto arquitetônico assistido por computador. 2009. Dissertação

(Mestrado) – Programa de Pós‑Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa

Catarina, Florianópolis, 2009.

Tarbel, J. Complexification. 2008. Available from: <http://www.complexification.net/gallery/>. Cited: 17 Dec. 2008.

Yessios, C.I. A fractal studio. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTER AIDED DESIGN IN ARCHITECTURE — ACADIA, 87. Carolina do Norte – EUA, p. 169‑182, 1987. Proceedings… Available from: . Cited: 10 Oct. 2008.

Downloads

Publicado

2010-12-10

Como Citar

Sedrez, M. R. (2010). A contribuição da arquitetura fractal para o ensino de CAAD. Oculum Ensaios, (11_12), 44–57. https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n11_12a153

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa