Remanescentes ferroviários e sistemas de espaços livres

regeneração de dinâmicas biofísicas e urbanas na paisagem: estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a5450

Resumen

O artigo propõe a transformação de espaços remanescentes provenientes da desativação de linhas férreas em espaços livres de uso público inseridos no sistema de espaços livres da cidade. Tem como objetivo demonstrar o papel que esses espaços podem desempenhar como elementos ativos para a regeneração de
dinâmicas biofísicas e urbanas da paisagem de cidades brasileiras. Essa reflexão é materializada em diretrizes
projetuais para um remanescente ferroviário em Belo Horizonte (Minas Gerais). No Brasil, as experiências de reutilização de espaços remanescentes ferroviários e sua conversão em espaços livres públicos partem de um sistema em que espaços livres são incipientes, constituindo-se em um vasto campo a ser pesquisado
a partir do potencial regenerativo desses espaços, em termos biofísicos e urbanos, e da perspectiva
do projeto. As questões teórico-metodológicas levantadas são refletidas em diretrizes projetuais
estratégicas que abrangem: a água e o relevo, a vegetação, as infraestruturas de mobilidade, as dinâmicas de uso e ocupação do solo e a conexão dos espaços livres urbanos, e contribuem com pesquisas e projetos que consideram os espaços livres em sistema como ferramentas essenciais para ativar novas dinâmicas na paisagem, de modo integrado.

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Biografía del autor/a

Raquel Hemerly Tardin-Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Programa de Pós-Graduação em Urbanismo

Architect and Urban Planner, Associate Professor at the Faculty of Architecture and Urbanism at the Federal University of Rio de Janeiro. Works in the Postgraduate Program in Urbanism (PROURB / FAU / UFRJ) – Master's and Doctorate. She conducts research in the field of landscape analysis, ordering and design. It develops research and extension projects that aim to build methodologies and systemic strategies for intervention in the landscape as a basis for plans and projects aimed at sustainable urban development.

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Publicado

2023-05-12

Cómo citar

Perpétuo, M. de O., & Tardin-Coelho, R. H. (2023). Remanescentes ferroviários e sistemas de espaços livres: regeneração de dinâmicas biofísicas e urbanas na paisagem: estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 20, 1–21. https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a5450

Número

Sección

Artículo de Investigación