A sustentabilidade na cidade: uma leitura da imagem urbana a partir da orla de Propriá, Sergipe

Autores

  • Givaldo Barbosa da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Carlos dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2287

Palavras-chave:

Imagem urbana, Métodos de leitura da imagem, Orla ribeirinha, Sust entabilidade urbana

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão de como a leitura da imagem urbana pode ser útil à elaboração de planos e projetos de requalificação urbana para a construção de ambientes citadinos mais sustentáveis, a partir da conjugação básica de dois procedimentos metodológicos. O foco desta análise é a intervenção de orlas ribeirinhas em projetos de requalificação urbana; de modo particular, a Orla Ribeirinha do Município de Propriá, estado de Sergipe, situada às margens do Rio São Francisco. Primeiramente, analisa-se a importância da leitura da imagem para a sustentabilidade urbana, seguido de uma breve apresentação das metodologias adotadas. Em segundo lugar, discutem-se os dois métodos de leitura da imagem que serviram de base para a pesquisa: o Método de Análise Imagética, desenvolvido por Kevin Lynch, e o Método Semiótico de Percepção Ambiental, apresentado por Lucrécia D`Alessio Ferrara. Em seguida, examina-se a aplicação dos métodos para a construção de um diagnóstico parcial. Por último, as considerações finais apresentam diretrizes para pensar e intervir na realidade territorial desses ambientes de forma mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givaldo Barbosa da Silva, Universidade Federal de Sergipe

¹ Universidade Federal de Sergipe | Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente | Av. Marechal Rondon, s/n., Jardim Rosa Elze, 49000-100, São Cristóvão, SE, Brasil | Correspondência para/Correspondence to: G.B. SILVA

Antonio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe | Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e do Mestrado em Filosofia | São Cristóvão, SE, Brasil.

Referências

CARLOS, A.F.A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

CARNEIRO, A.R.S.; MILET, V. Métodos de análise dos bens imateriais e método de leitura da imagem de uma área urbana para sua reabilitação. In: ZANCHETI, S.M. (Org.). Gestão do patrimônio cultural integrado. Recife: UFPE, 2002. p.153-156.

FERRARA, L.D. Olhar periférico. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1999.

KOHLSDORF, M.E. A apreensão da forma da cidade. Brasília: UnB, 1996.

LAPA, T.; ZANCHETI, S.M. Conservação integrada urbana e territorial. In: ZANCHETI, S.M. (Org.). Gestão do patrimônio cultural integrado. Recife: UFPE, 2002. p.31-36.

LEITE, R.P. Contra-usos da cidade: lugares e espaços públicos na experiência urbana contemporânea. Campinas: Unicamp, 2004.

LYNCH, K. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1990.

ZANCHETI, S.M. O desenvolvimento sustentável urbano. In: ZANCHETI, S.M. (Org.). Gestão do patrimônio cultural integrado. Recife: UFPE, 2002. p.79-83.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Silva, G. B. da, & Santos, A. C. dos. (2014). A sustentabilidade na cidade: uma leitura da imagem urbana a partir da orla de Propriá, Sergipe. Oculum Ensaios, 11(1), 137–153. https://doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2287

Edição

Seção

Originais