Favelas viram bairros de verdade? Reflexões sobre a propaganda do programa Vila Viva do Aglomerado da Serra

Autores/as

  • Reginaldo Magalhães de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n16a1449

Palabras clave:

Folhetos de propaganda, Ideologias, Indústria cultural, Vila Viva

Resumen

No presente artigo, pretende-se desenvolver uma crítica sobre as capas dos folhetos de propaganda do Vila Viva, no Aglomerado da Serra, distribuídos em 2011, quando da inauguração das obras de intervenção da primeira etapa do programa. As capas dos folhetos apresentam frases como “Aglomerado ganha cara de bairro” e “As favelas e aglomerados viram bairros de verdade”. A proposta de análise permeia o discurso e as imagens inseridas nas capas dos folhetos como um processo (ainda que não intencional) de alienação e dominação. O artigo conclui que os folhetos permitem disseminar, de forma persuasiva, para toda a sociedade, as ideologias de um determinado grupo social, inserindo no inconsciente das pessoas produtos que essas deveriam desejar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reginaldo Magalhães de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

¹ Doutorando | Universidade Federal de Minas Gerais | Escola de Arquitetura | R. Paraíba, 697, Funcionários, 30310-190, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Citas

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 1985.

ARANHA, M.L.A.; MARTINS, M.H.P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Processo de licenciamento ambiental do Programa Vila Viva. Belo Horizonte: SMMA, 2011.

CARDOSO, A.L. Urbanização de favelas no Brasil: reven do a experiência e pensando o desafio. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 12., 2007, Belém. Anais… Rio de Janeiro: ANPUR, 2007. p.9

COMPANHIA URBANIZADORA DE BELO HORIZONTE. Programa Vila Viva. Belo Horizonte: Urbel, 2011.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 1997.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

McQUAIL, D. Teorias da comunicação de massa. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2003.

MOLES, A. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 2004.

QUINTERO, A.P. História da propaganda: notas para um estudo da propaganda política e de guerra. Lisboa:

Planeta, 1993.

Publicado

2012-12-10

Cómo citar

Almeida, R. M. de. (2012). Favelas viram bairros de verdade? Reflexões sobre a propaganda do programa Vila Viva do Aglomerado da Serra. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, (16), 38–47. https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n16a1449

Número

Sección

Artículo de Investigación