Restauro arquitetônico: o cerne é a formação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v10n2a2145Palavras-chave:
Ensino, Formação, Restauro arquitetônicoResumo
O artigo aborda a formação do arquiteto-urbanista contemporâneo para atuar no patrimônio construído e em construções de interesse para preservação, legitimando a importância do mesmo como sendo o profissional responsável para elaboração do projeto de restauro arquitetônico. Enfatiza-se que esse mesmo profissional deve ter base adequada e conteúdo suficiente no âmbito de sua formação acadêmica, pois a consequência da falta do ensino tem tido por resultado a deturpação ou destruição de documentos históricos que são a base para memória coletiva, afetando, assim, a transmissão do legado das gerações passadas para as gerações futuras. Serão expostos os pensamentos dos principais teóricos do território italiano, ambiente que tem larga tradição de discussões relacionadas ao campo disciplinar do restauro, por ter sido o primeiro a criar a disciplina Restauro dos Monumentos no âmbito da formação do arquiteto e pelo fato de o pensamento oriundo desse ambiente fundamentar os documentos internacionais mais relevantes do campo em questão.
Downloads
Referências
BONELLI, R. Architettura e restauro. Venezia: Neri Pozza Editore, 1959. p.13-29.
CAMPANELLI, A.P. Restauro: esclusivo domínio della profissione di architetto. Rivista Bimestrale dell’Ordine degli Architetti di Roma e Provincia, v.84, n.9, p.50-52, 2009.
CARBONARA, G. Avicinamento al restauro: teoria, storia, monumenti. Milano: Liguori, 1997.
CARBONARA, G. Riforma universitaria: ripercussioni alla formazione specialistica. ARKOS: Scienza
e Restauro, v.9, n.4, p.10-17, 2002.
CARBONARA, G. Trattato di restauro architettonico. Torino: UTET, 2004.
CARBONARA, G. Restauro: nodo centrale é la formazione.Rivista Bimestrale dell’Ordine degli Architetti
di Roma e Provincia, v.84, n.9, p.31-32, 2009.
DETRY, N.; PRUNET, P. Architecture et restauration. Paris: Éditions de la Passion, 2000.
FABRRI, R. Conservare l’antico: la formazione nelle discipline del Restauro Architettonico alla Facoltà di Architettura di Ferrara. In: MAIETTI, F. Dalla grammatica del paesaggio alla grammatica del costruito: território e tessuto storico dell’insediamento urbano di Stellata. Firenze: Nardini, 2004. p.11-14.
FARAH, A.P. Restauro arquitetônico: a formação do arquiteto-urbanista no Brasil para preservação do
patrimônio edificado — o caso das escolas do Estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em História
e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
JOKILEHTO, J. Sull’insegnamento nel campo del restauro dei monumenti in vari paesi. Restauro: Quaderni di Restauro dei Monumenti e di Urbanística dei Centri Storici, v.16, n.94, p.99-104, 1987.
KÜHL, B.M. A restauração como campo disciplinar autônomo. Museu Histórico Nacional, v.40, p.351-373, 2008.
KÜHL, B.M. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro.
Cotia: Ateliê, 2009.
LUMIA, C. A proposito del restauro e della conservazione: colloquio con Amadeo Bellini, Salvatore Boscarino, Giovanni Carbonara e B. Paolo Torsello. Roma: Gangemi, 2003.
PANE, R. Attualità e dialettica del restauro. Chieti: Marino Solfanelli, 1987.
RABBI, O. Le “Nuove Radici Antiche” nella formazione dell’architetto del duemila. Tema: Tempo Materia Architettura, n.4, p.74-76, 1998.
RUFINONI, M.R. Preservação e restauro urbano: teoria e prática de intervenção em sítios industriais de interesse cultural. 2009. Tese (Doutorado) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TRECCANI, G.P. Il principio era la cura: medico e restauratore — un paragone da rivisitare. TeMa: Tempo, Materia ed Architettura, n.3/4, 1996. p.133-138.