Reflexões do I fórum de coordenadores de programas de pós-graduação em nutrição no Brasil
Palavras-chave:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, nutrição, pós-graduação, publicação científica, scientífic publicationResumo
A necessidade de compartilhar experiências, associada ao interesse em construir uma rede de comunicação entre os Programas de Pós-Graduação em Nutrição, foi o que orientou a realização do I Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Nutrição, realizado em Junho de 2006, em Salvador. Este artigo apresenta uma síntese dos principais aspectos discutidos e das proposições formuladas na direção do fortalecimento técnico e político dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição. Os participantes concordaram com a necessidade de aperfeiçoar o processo seletivo de ingresso de pós-graduandos nos cursos, evitando endogenia, mas oferecendo atenção especial àqueles alunos já engajados em projetos de pesquisa, como bolsistas de iniciação científica. Considerou-se consenso a realização de uma criteriosa seleção de professores, com ênfase na qualidade e regularidade da produção intelectual. Considerou-se importante gerar condições internas que favoreçam aos alunos a dedicação integral aos cursos de Mestrado e Doutorado. Uma análise dos fatores que levam ao sucesso da publicação científica depende do desenvolvimento de objetos relevantes, inovadores e metodologicamente adequados. Propôs-se que os Programas de Pós-Graduação em Nutrição atuem para a definição de uma agenda de temáticas relevantes para a pesquisa na área. O sucesso de um Programas de Pós-Graduação em Nutrição foi definido por meio da integração entre projetos financiados, seleção de alunos que apresentem vocação para a pesquisa científica e de professores credenciados para o ensino, desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes e publicação em revistas indexadas. No âmbito político, os participantes concordaram em criar uma organização formal capaz de representar e estreitar interesses coletivos na área da nutrição.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília; 2004.
Steiner JE. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estud Av. 2005; 19(54):341-65
Ferraro AR. A ANPED, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Rev Bras Educ. 2005; 30:47-69.
Velloso J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cad Pesquisa. 2004; 34(123):583-611.
Horta JSB, Moraes MCM. O sistema Capes de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas. Rev Bras Educ. 2005; 30:95-116.
Stehl L. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos. Ci Inf. 2005; 34(1):19-27.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilberto KAC, Eliane FIALHO, Sandra Maria Chaves dos SANTOS, Ana Marlucia Oliveira ASSIS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.