Panorama atual dos programas de pós-graduação em Nutrição no Brasil
Palavras-chave:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, nutrição, pós-graduação, universidadeResumo
O objetivo do presente estudo foi descrever o panorama atual dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição, com base em indicadores selecionados, produzidos pelos relatórios anuais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. São apresentadas informações descritivas dos 11 Programas de Pós-Graduação em Nutrição alocados no comitê de Medicina II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para o período 2002-2004, no que se refere ao número total de artigos em periódicos, proporção de artigos, segundo Sistema Qualis e ao número médio de artigos internacionais/docente permanente. Dos 11 Programas, 6 estão localizados na Região Nordeste ou Centro-Oeste, 4 no Sudeste e 1 na região Sul. Na avaliação global para o triênio 2001-2003 os conceitos atribuídos foram: 2 Programas com conceito 5, 3 com conceito 4 e os outros 6 Programas com conceito 3. O Programa da Universidade Federal de Pernambuco foi o que titulou o maior número de mestres no período 2002-2004 (n=51) e 5 outros Programas titularam, em média, 28 ou mais alunos. Nota-se que apenas os Programas da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresentaram média superior a 1 para o indicador artigos internacionais/docente permanente, para todos os anos do período estudado. É possível concluir que ainda são poucos os Programas da área de Nutrição, que os mesmos podem ser considerados recentes e que a evolução no sentido da excelência passa, necessariamente, por um substancial aumento na produção intelectual. Espera-se melhora significativa nos indicadores de avaliação no futuro próximo.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010. Brasília; 2004.
Martins CB. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo: Perspec. 2000; 14(1):41-60
Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Relação das escolas de Nutrição. Brasília. [acesso em 4 abril 2006]. Disponível em: http://www.cfn.org.br/inicial/escola_nutricao _junho.doc
Carvalho AMA. Monitoramento e avaliação da Pós-Graduação: algumas reflexões sobre requisitos e critérios. Psicol. 2004; 12(1):203-21.
Kerr-Pontes LRS, Pontes RJS, Bosi MLM, Rigotto RM, Silva RM, Bezerra-Filho JG, et al. Uma reflexão sobre o processo de avaliação das Pós-Graduações Brasileiras com ênfase na área de Saúde Coletiva. Physis. 2005; 15(1):83-4.
Brasil. Camara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Resolução n.5, 7 de novembro de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilberto KAC, Eliane FIALHO, Sandra Maria Chaves dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.