Utilização de vídeo como estratégia de educação nutricional para adolescentes: “comer... o fruto ou o produto?”

Autores

  • Maria Cristina Faber BOOG1 Universidade Estadual de Campinas
  • Carla Maria VIEIRA Universidade Estadual de Campinas
  • Nayara Lúcia OLIVEIRA Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde
  • Odila FONSECA Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde
  • Solange L’ABBATE Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

estratégias, educação nutricional, adolescência

Resumo

Este artigo consiste na avaliação do vídeo “Comer... o fruto ou o produto?”, concebido como estratégia de educação nutricional para trabalhar com adolescentes. Os objetivos da pesquisa foram identificar elementos do vídeo que despertaram reflexão dos participantes sobre os tópicos da argumentação e identificar elementos do roteiro facilitadores e dificultadores da aproximação ao tema. O método caracterizou-se pelo emprego de análises qualitativas e quantitativas. Os sujeitos foram 14 mensageiros de instituição pública. Os dados foram levantados em dois momentos: o primeiro, coletivamente, em oficina, e o segundo, individualmente, através de entrevista, três meses após assistirem ao vídeo. Os elementos que despertaram reflexão nos adolescentes foram os personagens simbolizando a influência das marcas e o poder da publicidade, e uma cena de um homem comendo no lixo. Os fatores dificultadores foram as cenas mudas, as muito abstratas e as baseadas em valores de classe social diferente daquela a qual pertenciam os mensageiros. 

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Publicado

25-09-2003

Como Citar

Faber BOOG1, M. C., VIEIRA, C. M. ., OLIVEIRA, N. L. ., FONSECA, O., & L’ABBATE, S. . (2003). Utilização de vídeo como estratégia de educação nutricional para adolescentes: “comer. o fruto ou o produto?”. Revista De Nutrição, 16(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9142

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS