Atuação dos conselhos municipais de alimentação escolar na gestão do programa nacional de alimentação escolar

Autores

  • Maria Angélica Penatti PIPITONE Universidade de São Paulo
  • Ana Maria Holland OMETTO Universidade de São Paulo
  • Marina Vieira da SILVA Universidade de São Paulo
  • Gilma Lucazechi STURION Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Ortiz FURTUOSO Universidade de São Paulo
  • Marilia OETTERER Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

alimentação escolar, conselho municipal de alimentação escolar, participação comunitária, programas e políticas de nutrição e alimentação

Resumo

Este trabalho avaliou a atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, criados para assessorar e fiscalizar o programa de alimentação escolar. Analisando-se informações obtidas entre setembro de 1997 e abril de 1998, em 1.378 municípios brasileiros, verificou-se que a atribuição principal dos Conselhos é a fiscalização da aplicação dos recursos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (76,90% dos municípios), seguida pelo acompanhamento do Programa nas escolas (63,45%), pela participação na elaboração do cardápio (50,41%) e pela assessoria na programação, execução e avaliação do Programa (38,90%). O ajuste de modelos próbites multivariados identificou variáveis relevantes para a participação dos Conselhos em diferentes atribuições e mostrou que a descentralização do gerenciamento do Programa aumentou a efetividade da atuação dos Conselhos. Contudo, o conjunto dos resultados evidencia a necessidade de uma atuação mais efetiva dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar como espaço de participação popular e de promoção do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Referências

Lobo T. Descentralização: conceitos, princípios, prática governamental. Cad Pesq 1990; (74):5-10.

McLure CE. Comment on the dangers of descentralization by Prud’Homme. The World Bank Research Observer 1995; 10(2):221-26.

Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 2000/2001: luta contra a pobreza. Washington DC: Oxford University Press; 2001.

Brasil. Lei n. 8913 de 12/7/1994. Dispõe sobre a descentralização da merenda escolar. Diário Oficial da União 1994; 132(1):30.

Brasil. Presidência da República. Medida Provisória 1979-19 de 2/6/2000. Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa de Alimentação Escolar. Diário Oficial da União 2000; Edição Extra. p.1. Disponível em: www.fnde.gov.br/legislacao

Pipitone MAP. Programa de alimentação escolar: um estudo sobre descentralização, escola e educadores [tese]. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp; 1997.

Santos L, Mazza RPD, Santos SMC, Santos LMP, Almeida DS, Almeida LC, et al. O Papel do Conselho de Alimentação Escolar sob o enfoque de Segurança Alimentar. In: Livros de Resumos do 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos; 2000; Fortaleza. Fortaleza: UFC; 2000. v.3.

Ministério da Educação e do Desporto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Síntese dos resultados da pesquisa “avaliação da descentralização de recursos do FNDE e da merenda escolar. Campinas: Núcleo de Política Pública/Unicamp, 1997.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico; resultados do universo relativo às características da população e dos domicílios. Rio de Janeiro; 1994.

Vieira MNCM. Estudo das representações sociais do Programa de Alimentação Escolar [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2001.

Downloads

Publicado

25-06-2003

Como Citar

Penatti PIPITONE, M. A. ., Holland OMETTO, A. M., Vieira da SILVA, M., Lucazechi STURION, G. ., Ortiz FURTUOSO, M. C. ., & OETTERER, M. . (2003). Atuação dos conselhos municipais de alimentação escolar na gestão do programa nacional de alimentação escolar. Revista De Nutrição, 16(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9125

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS