Métodos inovadores em intervenções nutricionais com pré-escolares por meio de oficinas sensoriais

Autores

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Alimentação infantil, Pré-escolares

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo é descrever as oficinas sensoriais realizadas no âmbito de um estudo de intervenção desenvolvido em 2018 (Brasil), para promover o consumo de verduras, legumes e frutas em pré-escolares de 4 a 6 anos (n=179).

Métodos

O estudo compreendeu três etapas: (a) sensibilização dos funcionários da escola e responsáveis; (b) coleta de dados sobre o consumo alimentar das crianças; e (c) realização de workshops de base sensorial. Por meio da experimentação, as crianças foram incentivadas a explorar os sentidos do olfato, do paladar, da visão, da audição e do tato para aprender sobre os alimentos. Semanalmente foram realizadas cinco oficinas, cada uma correspondendo a um dos sentidos. Dinâmicas participativas e interativas, bem como técnicas lúdicas foram adotadas a fim de estimular a interação das crianças com os alimentos e a expressão verbal sobre as experiências.

Resultados

A experimentação dos sentidos do olfato, paladar, visão, audição e tato foram explorados, possibilitando que as crianças aprendessem sobre alimentos e preparações.

Conclusão

O método sensorial de baixo custo mostrou-se de fácil aplicação, e sua replicação no ambiente escolar para promoção da alimentação saudável em pré-escolares deve ser incentivada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, número de registro RBR-5b6zrg.

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Publicado

28-07-2023

Como Citar

COURA, C. P. ., MONTEIRO, L. S., DE CNOP, M. L. ., MINUZZO, D. A. ., & PEREIRA, R. A. . (2023). Métodos inovadores em intervenções nutricionais com pré-escolares por meio de oficinas sensoriais. Revista De Nutrição, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9002

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS