SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS EGRESSOS DA PUCCAMP

II. RELAÇÕES HIERÁRQUICAS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO RECEBIDA, PERCEPÇÃO DE SI COMO PROFISSIONAL DA SAÚDE, ATUALIAÇÃO E FILIAÇÃO A ENTIDADES PROFISSIONAIS

Autores

  • Maria Cristina Faber BOOG Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Kátia Regina Martini RODRIGUES Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Sônia Maria Ferreira da SILVA Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

nutricionista, egressos, formação universitária

Resumo

O presente artigo refere-se à situação profissional de uma amostra dos nutricionistas formados pela PUCCAMP, nos anos de 1982 a 1986. Foram levantadas as relações hierárquicas, atuação profissional, avaliação da formação recebida, percepção de si como profissional da saúde, atualização profissional e filiação a entidades profissionais. Procurou-se analisar e interpretar os resultados encontrados, buscando explicações para a situação atual no contexto onde o profissional atua e na evolução histórica da profissão.

Referências

BOOG, M. C. F. et al. Avaliação do Curso de Nutrição. R. Nutr. PUCCAMP, Campinas, 1(1): 24-44, 1988.

_______ et al. Reestruturação do Projeto Pedagógico: Curso de Nutrição da PUCCAMP. R. Nutr. PUCCAMP, Campinas, 1(1): 7-23, 1988.

_______ et al. Situação profissional dos nutricionistas egressos da PUCCAMP: I. Áreas de atuação, estabilidade, abandono da profissão, desemprego. R. Nutr. PUCCAMP, Campinas, 1(2): 139-152, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Os cursos de Nutrição no Brasil: evolução, corpo docente e currículo. Brasília, 1982. 280p. (Cadernos de Ciências da Saúde, 6)

COELHO, E. J. P. et al. A reestruturação da Universidade pela construção do Projeto Pedagógico com base na participação de alunos, professores e funcionários: a continuidade da experiência da PUCCAMP. Subtema 1: A reestruturação da PUCCAMP e o seu Projeto Pedagógico. In: _______. A Universidade e a construção do seu próprio Projeto. Campinas, PUCCAMP, 1984. p. 5-9. (Painel integrado apresentado na 11l Conferência Brasileira de Educação, Niterói, 12 a 15-10-1984)

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS, 3àã região. Atribuições do nutricionista. São Paulo, s.d. 24p. (Mimeografado)

HOFF, M. S. & CAMARGO, A. L. C. Avaliação do ensino de graduação: a perspectiva de egressos de cursos da PUCCAMP. Campinas, PUCCAMP, 1988. 25p. (Mimeografado)

MONTEIRO, C. A. Saúde e nutrição das crianças de São Paulo: diagnóstico, contrastes sociais e tendências. São Paulo, Hucitec/EDUSP, 1988. 165p.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUCCAMP). Comissão Permanente do Vestibular. Relatório do vestibular 1988. Campinas, 1988. 120p.

SÃO PAULO. Leis, Decretos etc. Decreto nº 52.182, de 16 de julho de 1969. Dispõe sobre a organização da Secretaria de Estado da Saúde e dá outras providências. In:_______. Governo do Estado. Reforma administrativa da Secretaria de Estado da Saúde: coletânea de textos legais e regulamentares, 1967-1970. São Paulo, 1971. p. 9-50.

Downloads

Publicado

25-06-1989

Como Citar

BOOG, M. C. F., RODRIGUES, K. R. M., & SILVA, S. M. F. da. (1989). SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS EGRESSOS DA PUCCAMP: II. RELAÇÕES HIERÁRQUICAS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO RECEBIDA, PERCEPÇÃO DE SI COMO PROFISSIONAL DA SAÚDE, ATUALIAÇÃO E FILIAÇÃO A ENTIDADES PROFISSIONAIS. Revista De Nutrição, 2(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8906