O PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR DE CAMPINAS: ANÁLISE DO ALCANCE E LIMITAÇÕES DO ABASTECIMENTO REGIONAL

Autores

  • Rodrigo Pinheiro de Toledo VIANNA Universidade Estadual de Campinas
  • Mauro José Andrade TERESO Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

alimentação escolar, abastecimento de alimentos, política de alimentos

Resumo

O objetivo principal do trabalho foi avaliar as condições para o cumprimento da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Merenda Escolar que recomenda o abastecimento local do Programa, de acordo com a política de descentralização do Governo Federal. Foram utilizados quatro critérios para avaliar a disponibilidade de produtos alimentícios para o programa: o nível, o volume e a composição da produção; as condições de transporte, estocagem e conservação; a comercialização; e os sistemas de distribuição de alimentos. Os resultados das análises indicaram um quadro bastante favorável devido à grande variedade de produtos agrícolas, existência de importantes eixos rodoviários e entrepostos de distribuição de alimentos, grande capacidade armazenadora e alta concentração de unidades agroindustriais na região, além da presença, no município, de uma ampla rede varejista de comercialização. As considerações deste trabalho visaram apresentar alternativas para os administradores públicos, auxiliando-os nos seus processos decisórios.

Referências

CHONCHOL, J. O desafio alimentar: a fome no mundo. São Paulo : Marco Zero, 1989. 185p.

ESCOLA SUPERIOR DE AGRONOMIA LUIZ DE QUEIROZ. Abastecimento alimentar e ação pública municipal: o caso de Piracicaba. Piracicaba, 1992. 246p. Relatório de Pesquisa. (Convênio de Cooperação Técnica entre Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP e Prefeitura Municipal de Piracicaba).

FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (Brasil). Diretoria de Apoio Alimentar e Nutricional. Descentralização do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Relatório de Atividades 93/94. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto,1994. p.5-26.

GONÇALVES, F. (Relator). Auditoria operacional nos Programas de Suplementação Alimentar do Governo Federal: Relatório. Brasília : Tribunal de Contas da União, 1993. 236 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estudo Nacional de Despesa Familiar. Tabelas de composição dos alimentos. Brasília, 1977. 201p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção agrícola municipal. Culturas temporárias e permanentes. Região Sudeste. Rio de Janeiro, 1990. v.17: p.403-643.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro, 1994. p.2-35.

JUNQUEIRA, A.H., PEETZ, M.S., MANDELLI, C.S. A miséria e a fome no Estado de São Paulo. Conjuntura Alimentos, São Paulo, v.6, n.2, 1994. 86p. (Edição Especial).

LUNA, N.M.M. Técnica dietética: pesos e medidas em alimentos. Cuiabá : Editora da Universidade Federal do Mato Grosso, 1995. 20p.

NOGUEIRA JR., S. Agricultura e armazenagem em São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v.21, n.6, p.9-12, 1991.

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO. Inquérito de consumo familiar de alimentos - Campinas, 1994. Campinas, 1995. 85p. (Relatório de Pesquisa; Mimeografado).

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SÃO PAULO). Departamento de Assistência ao Escolar. Municipalização da merenda escolar. São Paulo, 1986. 39p.

VANNUCCHI, H., MENEZES, E.W., CAMPANA, A.O., LAJOLO, F.M. Aplicação das recomendações nutricionais adaptadas à população brasileira. Cadernos de Nutrição SBAN, São Paulo, v.2, 1990. 156p.

VIANNA, R.P.T. O Programa de merenda escolar: subsídios para o planejamento do programa em Campinas. Campinas, 1997. 130p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas. 1997.

Downloads

Publicado

25-04-2000

Como Citar

Pinheiro de Toledo VIANNA, R. ., & Andrade TERESO, M. J. (2000). O PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR DE CAMPINAS: ANÁLISE DO ALCANCE E LIMITAÇÕES DO ABASTECIMENTO REGIONAL. Revista De Nutrição, 13(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8758

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS