Conhecimentos de educadores e nutricionistas sobre a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar

Autores

  • Alicinez Guerra ALBUQUERQUE Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleide Maria PONTES Universidade Federal de Pernambuco
  • Mônica Maria OSÓRIO Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educador, Educação alimentar e nutricional, Nutricionista, Escola

Resumo

Objetivo
Desvelar os conhecimentos de educadores e nutricionistas sobre a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.

Métodos
Este estudo, conduzido pela abordagem qualitativa, foi desenvolvido na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e em uma escola deste estado. Os participantes foram sete técnicos de ensino, oito professores e treze nutricionistas. As informações foram coletadas por meio de entrevista e submetidas à análise de conteúdo temática.

Resultados
Das falas dos participantes, emergiram seis categorias temáticas: a educação alimentar e nutricional como regra de comer certo; a finalidade da educação alimentar e nutricional: promover hábitos alimentares saudáveis; a escola: um ambiente fomentador e potencializador da educação alimentar e nutricional; a educação alimentar e nutricional como prática pedagógica centrada na realidade alimentar do aluno; atribuições e parcerias dos atores escolares para a educação alimentar e nutricional; carência de conhecimento para a prática da educação alimentar e nutricional.

Conclusão
Os conhecimentos dos participantes sobre educação alimentar e nutricional são dicotômicos, ora apenas permeados pelos aspectos biológicos, ora considerando o contexto social. Ainda que existam lacunas no conhecimento da temática, os educadores e nutricionistas consideram-se parceiros na prática da educação alimentar e nutricional na escola.

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Publicado

20-04-2023

Como Citar

Guerra ALBUQUERQUE, A. ., PONTES, C. M. ., & OSÓRIO, M. M. (2023). Conhecimentos de educadores e nutricionistas sobre a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Revista De Nutrição, 26(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8425

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS