Preparações regionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar: aceitabilidade e composição nutricional

Autores

  • Diogo Thimoteo DA CUNHA Universidade Federal de São Paulo
  • Hélida Ventura Barbosa GONÇALVES Universidade Federal de São Paulo
  • Aline Fátima Andrade DE LIMA Universidade Federal de São Paulo
  • Paula Andrea MARTINS Universidade Federal de São Paulo
  • Veridiana Vera DE ROSSO Universidade Federal de São Paulo
  • Elke STEDEFELDT Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Hábitos alimentares, Políticas públicas, Programas e políticas de nutrição e alimentação, Alimentação escolar

Resumo

Objetivo
Avaliar a composição nutricional e descrever a aceitabilidade de preparações regionais servidas aos estudantes de escolas públicas de áreas rurais e urbanas.

Métodos
Dez preparações regionais brasileiras foram avaliadas quanto à aceitabilidade e à composição nutricional. A pesquisa foi realizada em escolas localizadas em áreas rurais e urbanas de duas cidades no estado de São Paulo. A aceitabilidade dos alimentos foi avaliada por meio da análise de restos e da escala hedônica facial de 5 pontos. O índice de adesão foi calculado e utilizado como medida indireta da aceitação. A composição nutricional foi calculada com base nas fichas técnicas de cada prato.

Resultados
Participaram do estudo 2.384 estudantes de 20 escolas públicas; destes, 1.174 provaram e avaliaram os pratos. A avaliação por meio da escala hedônica facial de 5 pontos demonstrou que cinco pratos (caldo verde, geleia de caqui, frango com quiabo, angu com espinafre e pizza de rúcula) tiveram um percentual de aceitabilidade acima de 85,0%. O percentual médio de adesão à alimentação escolar foi de 57,3% e 55,6% em escolas urbanas e rurais respectivamente. A análise da composição nutricional das preparações regionais indicou que os pratos testados podem ser fontes de vários micronutrientes e atender parcialmente as recomendações de macronutrientes exigidas pela legislação.

Conclusão
Os pratos testados podem tornar-se parte do cardápio escolar, pois foram aceitos ou parcialmente aceitos pelos alunos, independentemente da localidade da escola. O patrimônio cultural é um recurso importante para a soberania alimentar de um país e deve ser constantemente estimulado. 

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

Thimoteo DA CUNHA, D. ., Ventura Barbosa GONÇALVES, H. ., Andrade DE LIMA, A. F. ., MARTINS, P. A., DE ROSSO, V. V. ., & STEDEFELDT, E. (2023). Preparações regionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar: aceitabilidade e composição nutricional. Revista De Nutrição, 27(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8330

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS