Agregamento entre a inatividade física e consumo de frutas, legumes e verduras e fatores associados em adultos jovens
Palavras-chave:
Comportamentos saudáveis, Estilo de vida, Fatores de riscoResumo
Objetivo
Investigar o cluster da inatividade física e o baixo consumo de frutas, legumes e verduras e os fatores associados ao contexto universitário.
Métodos
Estudo transversal com uma amostra representativa (n=717) de estudantes universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Considerou-se baixo consumo de frutas, legumes e verduras a frequência de consumo menor que 5 porções/dia, e inatividade física a prática inferior a 150 minutos/semana. As variáveis independentes foram: sexo, idade, nível socioeconômico, turno, tempo de permanência na instituição e período do curso. O cluster foi calculado comparando-se a prevalência observada e a esperada em todas as possibilidades de agrupamento. Para a análise de regressão logística, considerou-se a presença dos dois comportamentos simultaneamente ajustada às variáveis independentes, sendo as análises realizadas no Statistical Package for the Social Sciences 17.0 (p<0,05).
Resultados
A prevalência de baixo consumo de frutas, legumes e verduras foi de 81,7% (IC95%=78,1-84,3), e da inatividade física foi de 65,8% (IC95%=62,2-69,4). Verificou-se que 58,6% (IC95%=55,3-62,2) apresentaram exposição aos dois comportamentos simultaneamente, enquanto 11,0% (IC95%=8,9-13,5) não apresentaram nenhuma exposição. Permanecer dois turnos na universidade aumenta 1,45 vez a chance de exposição simultânea. O fato de estar nos dois últimos anos do curso aumenta 1,88 vez a chance de baixo consumo de frutas, legumes e verduras, e 2,80 vezes a chance de inatividade física.
Conclusão
Os comportamentos são modificáveis, apesar de complexos, e a presença ou ausência de um tende a influenciar o outro; sendo assim, sugere-se uma intervenção integrada que focalize ambos. Diferentes estratégias, como oferta de espaços para a prática de atividade física e de ações em educação e saúde para ambos os comportamentos podem ser utilizadas.
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