Alimentação saudável no ambiente escolar: consenso entre especialistas
Palavras-chave:
Consenso, Planejamento de cardápio, Políticas públicas, Alimentação escolarResumo
Objetivo
Identificar atributos promotores de alimentação saudável para subsidiar estudo para validação de conteúdo do Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar.
Métodos
O estudo empregou a técnica Delphi para consultar especialistas em alimentação escolar no Brasil. Estes foram selecionados entre autores de artigos publicados entre 2010 e 2015, identificados por busca na base de dados Web of Science empregando-se as palavras-chave: ‘school feeding’, ‘school nutrition program’ e ‘school food program’ e que tivessem publicado documentos oficiais da área. O método Likert foi empregado para registrar a percepção dos entrevistados sobre duas dimensões de análise: alimentos que fazem parte de um cardápio saudável para a alimentação escolar e composição de um indicador de qualidade nutricional para cardápios da alimentação escolar.
Resultados
A maioria dos entrevistados (n=27) está vinculada a instituições públicas (92,59%) e tem mais de seis anos de experiência na área (70,36%). As asserções resultaram em consenso segundo os critérios de análise. Foi estabelecido consenso para alimentos in natura, frutas, verduras e legumes, leite e derivados, leguminosas, carnes e ovos e horário compatível com a refeição como promotores de alimentação saudável; alimentos processados, doces e gorduras em excesso como atributos de risco.
Conclusão
Há necessidade de ampliar o debate sobre temas relativos a alimentos ricos em açúcar, doces no lugar das refeições e alimentos ricos em gordura, tendo em vista que não geraram consenso na primeira rodada.
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