Sessenta anos do programa nacional de alimentação escolar no Brasil

Autores

  • Rosana Maria NOGUEIRA Universidade Estadual de Campinas
  • Bruna BARONE Universidade Estadual de Campinas
  • Thiara Teixeira de BARROS Universidade Estadual de Campinas
  • Kátia Regina Leoni Silva Lima de Queiroz GUIMARÃES Universidade Estadual de Campinas
  • Nilo Sérgio Sabbião RODRIGUES Universidade Estadual de Campinas
  • Jorge Herman BEHRENS Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Políticas públicas, Programas políticas de nutrição e alimentação

Resumo

A alimentação escolar foi inserida na agenda pública brasileira por um grupo de intelectuais, os chamados cientistas da nutrição, nos anos 1940. Em 1955 foi decretado o início do Programa de Alimentação com a instituição da Campanha de Merenda Escolar, subordinada ao Ministério da Educação. Após sessenta anos de história, a alimentação escolar no Brasil se destaca como uma política pública descentralizada de atendimento aos estudantes matriculados na rede pública de ensino a qual envolve o governo federal brasileiro, as 27 entidades federativas e seus 5.570 municípios. Ao longo de sua história, a alimentação escolar passou por várias etapas que refletem as transformações sociais do Brasil: partindo de uma campanha para a merenda escolar, focada no problema da desnutrição e nas formas de resolvê-la, passou para a criação de uma política pública universal contando com a participação social e interface entre outras políticas modernas, democráticas e sustentáveis, estabelecendo uma estratégia de promoção da segurança alimentar e nutricional, desen[1]volvimento e proteção social. Neste artigo, o Programa de Alimentação Escolar é analisado a partir de quatro estruturas básicas que o sustentam como política pública: a estrutura formal, composta pelos marcos legais que normatizam o programa; a substantiva, referente aos atores sociais públicos e privados envolvidos; a material que diz respeito à maneira como o Estado brasileiro financia o programa e, por fim, a estrutura simbólica composta pelos saberes, valores, interesses e regras que legitimam a política.

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Publicado

23-03-2023

Como Citar

NOGUEIRA, R. M., BARONE, B. ., Teixeira de BARROS, T. ., Leoni Silva Lima de Queiroz GUIMARÃES, K. R., Sabbião RODRIGUES, N. S. ., & Herman BEHRENS, J. (2023). Sessenta anos do programa nacional de alimentação escolar no Brasil. Revista De Nutrição, 29(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8016

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO