Capacitação de adolescentes com diabetes tipo 1 para a contagem de carboidratos sem a ajuda dos pais

Autores

  • Beatriz Diniz GABRIEL Santa Casa de Belo Horizonte
  • Cristiano Tulio ALBUQUERQUE Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcella Lobato Dias CONSOLI Santa Casa de Belo Horizonte
  • Patrícia Amaral Fulgêncio da Cunha MENEZES Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Janice Sepúlveda REIS Santa Casa de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Carboidratos, Diabetes Mellitus tipo 1, Educação alimentar e nutricional

Resumo

Objetivo
Desenvolver e avaliar a eficácia de um programa de educação nutricional para capacitar adolescentes com diabetes tipo 1 na contagem de carboidratos sem ajuda dos pais.

Métodos
Dezenove adolescentes com diabetes tipo 1 de um centro de diabetes participaram de quatro encontros quinzenais de uma hora, com palestras e discussões sobre alimentação saudável, importância dos nutrientes na glicemia, tamanho das porções, substituições de alimentos e contagem de carboidratos. Todos os encontros foram finalizados com exercícios para verificar o aprendizado. Os adolescentes foram acompanhados por um ano após a intervenção.

Resultados
Todos os pacientes tiveram 100% de sucesso em todas as etapas do programa e começaram a contagem de carboidratos nas refeições principais. Não houve diferença no estado nutricional e doses totais diárias de insulina antes e depois do estudo. Após 12 meses, 68% dos adolescentes contavam carboidratos em todas as refeições, 16% nos lanches extras, e 16% tinham interrompido a nova terapia. Oitenta por cento dos pais estavam satisfeitos com o programa e acreditavam que os adolescentes estavam capacitados para nova terapia.

Conclusão
Após um programa de educação nutricional, de curta duração, foi possível capacitar adolescentes na contagem de carboidratos sem a presença constante dos pais. 

Referências

American Diabetes Association. 2. Classification and diagnosis of diabetes. Diabetes Care. 2015; 38(Suppl.):S8-S16. http://dx.doi.org/10.2337/dc15-S 005

Dose Adjustment For Normal Eating. Study Group. Training in flexible, intensive insulin management to enable dietary freedom in people with type 1 diabetes: Dose Adjustment For Normal Eating (DAFNE) randomised controlled trial. BMJ. 2002; 325(7367):746.

Schlundt DG, Quesenberry L, Pichert JW, Wolf J, Ray S, Lorenz RA, et al. Evaluation of a training program for improving adherence-promotion skills of dietetic interns. J Am Diet Assoc. 1994; 94(12): 1421-5.

Mehta SN, Volkening LK, Anderson BJ, Nansel T, Weissberg-Benchell J, Wysocki T, et al. Dietary behaviors predict glycemic control in youth with type 1 diabetes. Diabetes Care. 2008; 31(7):1318-20. http://dx.doi.org/10.2337/dc07-2435

Bantle JP, Wylie-Rosett J, Albright AL, Apovian CM, Clark NG, Franz MJ, et al. Nutrition recommendations and interventions for diabetes: A position statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care. 2008; 31(Suppl. 1):S61-78. http://dx.doi.org/ 10.2337/dc08-S061

Kawamura T. The importance of carbohydrate counting in the treatment of children with diabetes. Pediatr Diabetes. 2007; 8(Suppl. 6):57-62. http:// dx.doi.org/10.1111/j.1399-5448.2007.00287.x

American Diabetes Association. 4. Foundations of care: Education, nutrition, physical activity, smoking cessation, psychosocial care, and immunization. Diabetes Care. 2015; 38(Suppl.):S20-30. http://dx. doi.org/10.2337/dc15-S007

Mehta SN, Quinn N, Volkening LK, Laffel LM. Impact of carbohydrate counting on glycemic control in children with type 1 diabetes. Diabetes Care. 2009; 32(6):1014-6. http://dx.doi.org/10.2337/dc08-2068

Brazeau AS, Mircescu H, Desjardins K, Leroux C, Strychar I, Ekoe JM, et al. Carbohydrate counting accuracy and blood glucose variability in adults with type 1 diabetes. Diabetes Res Clin Pract. 2013; 99(1):19-23. http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres. 2012.10.024

Smart CE, Ross K, Edge JA, King BR, McElduff P, Collins CE. Can children with Type 1 diabetes and their caregivers estimate the carbohydrate content of meals and snacks? Diabet Med. 2010; 27(3): 348-53. http://dx.doi.org/10.1111/j.1464-5491.20 10.02945.x

Waldron S, Hanas R, Palmvig B. How do we educate young people to balance carbohydrate intake with adjustments of insulin? Horm Res. 2002; 57(Suppl. 1): 62-5.

Spiegel G, Bortsov A, Bishop FK, Owen D, Klingensmith GJ, Mayer-Davis EJ, et al. Randomized nutrition education intervention to improve carbohydrate counting in adolescents with type 1 diabetes study: Is more intensive education needed? J Acad Nutr Diet. 2012; 112(11):1736-46. http:// dx.doi.org/10.1016/j.jand.2012.06.001

Chaney D, Coates V, Shevlin M, Carson D, McDougall A, Long A. Diabetes education: What do adolescents want? J Clin Nurs. 2012; 21(1-2): 216-23. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702. 2010.03692.x

Wylie-Rosett J, Aebersold K, Conlon B, Ostrovsky NW. Medical nutrition therapy for youth with type 1 diabetes Mellitus: More than carbohydrate counting. J Acad Nutr Diet. 2012; 112(11):1724-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.jand.2012.07.033

American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes-2015: Summary of revisions. Diabetes Care. 2015; 38(Suppl.):S4. http:// dx.doi.org/10.2337/dc15-S003

Rosenbloom AL, Silverstein JH, Amemiya S, Zeitler P, Klingensmith GJ. ISPAD Clinical Practice Consensus Guidelines 2006-2007. Type 2 diabetes Mellitus in the child and adolescent. Pediatr Diabetes. 2008; 9(5):512-26. http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1399-5448.2008.00429.x

Health Canada. Dietary Reference Intakes. Otawa: Health Canada; 2005 [cited 2013 Aug 13]. Available from: http://www.hc-sc.gc.ca/fn-an/nutrition/ reference/table/index-eng.php

Brown SA. Interventions to promote diabetes self management: State of the science. Diabetes Educ. 1999; 25(6 Suppl.):52-61.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Departamento de Nutrição. Manual oficial de contagem de carboidra tos regional. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Diabetes; 2009.

Haas L, Maryniuk M, Beck J, Cox CE, Duker P, Edwards L, et al. National standards for diabetes self-management education and support. Diabetes Care. 2014; 37(Suppl. 1):S144-53. http://dx.doi.org/ 10.23 37/dc14-S144

Vygotsky L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1987.

Piaget J. A epistemologia genética/sabedoria e ilusões da filosofia: problemas de psicologia gené tica. São Paulo: Abril Cultural; 1983.

Lange K, Swift P, Pankowska E, Danne T. Diabetes education in children and adolescents. Pediatr Diabetes. 2014; 15(Suppl. 20):77-85. http://dx.doi. org/10.1111/pedi.12187

Downloads

Publicado

21-03-2023

Como Citar

Diniz GABRIEL, B. ., Tulio ALBUQUERQUE, C. ., Lobato Dias CONSOLI, M. ., Amaral Fulgêncio da Cunha MENEZES, P. ., & Sepúlveda REIS, J. . (2023). Capacitação de adolescentes com diabetes tipo 1 para a contagem de carboidratos sem a ajuda dos pais. Revista De Nutrição, 29(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/7961

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS