Anúncios promocionais em aplicativo de delivery de alimentos nas capitais brasileiras ao início da pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Disponibilidade de carotenoides, Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018, Consumo alimentarResumo
Objetivo
Descrever a participação dos anúncios promocionais veiculados por um aplicativo de delivery de alimentos no início da pandemia de COVID-19 nas capitais brasileiras, considerando as características socioeconômicas e demográficas das cidades.
Métodos
Foram analisados 1.754 anúncios publicados em dois dias de março de 2020 nas 26 capitais estaduais e Distrito Federal. Esses anúncios foram categorizados em grupos de alimentos e bebidas e classificados de acordo com as estratégias e apelos de marketing utilizados. A participação dos anúncios foi descrita em função das características socioeconômicas e demográficas das capitais.
Resultados
As capitais da região Nordeste, além de São Paulo e Porto Alegre, apresentaram o maior número de anúncios promocionais, uma variável que se mostrou diretamente associada à densidade demográfica das cidades. Entre os anúncios de alimentos e bebidas predominantemente saudáveis, destacaram-se os ‘pratos de refeições e/ou massas’ (18,85%), com maior prevalência nas capitais do Nordeste. A promoção desse grupo de alimentos esteve diretamente associada ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Em relação aos anúncios promocionais de alimentos e bebidas predominantemente não saudáveis, os mais representativos foram ‘sanduíches’ (21,49%), ‘bebidas ultraprocessadas’ (19,54%) e ‘pizzas’ (13,81%), com elevada e homogênea participação entre as capitais. As estratégias e apelos de marketing mais frequentes, no conjunto das capitais, incluíram o uso de ‘fotos’, ‘descontos’,
‘mensagens de economia’ e apelos ao ‘prazer e sabor’.
Conclusão
Os anúncios promocionais do aplicativo de delivery de alimentos enfatizam predominantemente alimentos e bebidas não saudáveis, utilizando diversas estratégias e apelos de marketing, que podem variar conforme as características socioeconômicas e demográficas das capitais.
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