Adolescente em liberdade assistida e a escola

Autores

  • Ivani Ruela de Oliveira SILVA Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Leila Maria Ferreira SALLES Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Palavras-chave:

Adolescente, Ato infracional, Escola, Liberdade assistida, Medida socioeducativa

Resumo

Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.

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Publicado

2011-09-30

Como Citar

SILVA, I. R. de O., & SALLES, L. M. F. (2011). Adolescente em liberdade assistida e a escola. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8910