Evidências de validade da Bateria Informatizada de Linguagem Oral com prova de raciocínio

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo JOLY Universidade São Francisco, Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
  • Nayane Martoni PIOVEZAN Universidade São Francisco, Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

Palavras-chave:

Avaliação psicológica informatizada, Compreensão oral, Ensino fundamental

Resumo

Este estudo buscou relacionar a compreensão da linguagem oral com a habilidade de raciocinar, visando evidenciar validade correlacional para a Bateria Informatizada de Linguagem Oral por meio da associação com a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Participaram do estudo 82 alunos com idade entre 5 e 9 anos (M=7,05; DP=1,25), sendo 47,6% do sexo feminino. Frequentavam o pré (31,7%) e a 1ª (32,9%) e 2ª (35,4%) séries do Ensino Fundamental de escola pública do interior paulista. Aplicou-se coletivamente a Bateria e individualmente a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. A Análise de Variância, por série, indicou diferença significativa para as provas de Compreensão Morfossintática, Sequência Lógica, Organização Lógico-Verbal e escore total da Bateria. A análise de regressão revelou que o raciocínio geral representa 29% das habilidades necessárias para um bom desempenho na Bateria. Verificou-se correlação baixa entre escores totais da Bateria e do Colúmbia, porém muito significativa. Constataram-se evidências de validade correlacional e de critério, para a Bateria.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

JOLY, M. C. R. A., & PIOVEZAN, N. M. (2012). Evidências de validade da Bateria Informatizada de Linguagem Oral com prova de raciocínio. Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8809