Aprendendo com o insucesso

um estudo de caso de aplicação da resolução criativa de problemas ao projeto educativo

Autores

  • Fernando Cardoso de SOUSA Universidade do Algarve, Faculdade de Economia, Centro de Investigação do Espaço e das Organizações
  • José Manuel Brito Pires BICA Instituto Superior Afonso III, Departamento de Ciências de Educação, Curso de Ciências do Desporte.
  • Ileana Pardal MONTEIRO Universidade do Algarve, Faculdade de Economia, Centro de Investigação do Espaço e das Organizações

Palavras-chave:

Inovação organizacional, Instituições acadêmicas, Resolução de problemas

Resumo

O Projeto Educativo, como instrumento fundamental para a autonomia das escolas, em Portugal, deve aglutinar as principais expectativas da comunidade escolar, implicando rigor na metodologia de investigação, utilizada para sua elaboração, e na implementação da mudança requerida. O presente artigo relata a forma como foi possível obter esses aspectos, numa escola secundária, ao longo de mais de um ano, por meio do uso do método de Resolução Criativa de Problemas, que envolveu toda a comunidade escolar. Conforme o planeamento definido, a elaboração do Projeto Educativo seguiu os passos de um trabalho de investigação e resultou num documento estratégico e operacional, sujeito, posteriormente, a várias tentativas de implementação que, no entanto, tiveram apenas sucesso relativo. A discussão das condições necessárias para que o documento final possa servir de base à implementação das políticas e ações definidas, o que simplificaria todo o esquema de funcionamento escolar, sob um prisma de gestão efetiva das organizações, é aqui iniciada e sugerida para futuras investigações

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Referências

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

SOUSA, . F. C. de, BICA, . J. M. B. P., & MONTEIRO, . I. P. (2014). Aprendendo com o insucesso: um estudo de caso de aplicação da resolução criativa de problemas ao projeto educativo. Estudos De Psicologia, 31(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8379

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM