Precisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de risco

Autores

  • Ana Claudia Moreira Almeida VERDU Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia.
  • France Matos d OLIVEIRA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Adolescent, Aprendizagem da escrita, Leitura, Materiais de ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho foi adotar, em condições clínicas, um ensino sistemático de leitura e escrita oferecido por um software em um adolescente com características de desempenho condizentes com dificuldades de aprendizagem a fim de que ele obtivesse desempenho preciso em ditado. No pré-teste, o aluno mostrou bom desempenho em relações que envolviam a seleção de palavras impressas diante da palavra ditada (96%) e diante da figura (88%), mas registrou baixa porcentagem de acertos em ditado com construção da resposta (52%) e manuscrito (24%). O ensino fortaleceu a seleção de palavra impressa mediante ditado e cópia da palavra impressa. O aluno obteve 100% de acertos no ensino; nos pós-testes de ditado, obteve 100% de acertos com construção da resposta e 96% de acertos em manuscrito. Os resultados indicam que o ensino criterioso da cópia pode favorecer a precisão no desempenho de responder a unidades mínimas em tarefas de ditado

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

VERDU, . A. C. M. A., & OLIVEIRA, . F. M. d. (2014). Precisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de risco. Estudos De Psicologia, 31(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8342

Edição

Seção

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA