Relação entre os níveis de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras

Autores/as

  • Mirna Rossi BARBOSA Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
  • Lidiane Batista de Oliveira MEDEIROS Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino.
  • Ana Paula Simões do VALE Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Educação e Psicologia.

Palabras clave:

Alfabetização, Consciência fonológica, Habilidade para escrita, Linguagem escrita

Resumen

Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre nível de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras. Participaram 60 crianças do 1º ano do ensino fundamental com média de idade de 6,09 anos, as quais foram submetidas a testes de conhecimento de letras, consciência fonológica e escrita inventada no início e no final do ano escolar e ao Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, aplicado apenas no início do ano. Verificaram-se correlações significativas entre consciência fonológica, conhecimento de letras e nível de escrita. A maioria das crianças evoluiu ao longo do ano nos desempenhos observados. Significativamente, aquelas que apresentaram melhor domínio da consciência fonológica e conhecimento do nome das letras desde o início do ano, evoluíram mais na escrita ao final do ano. Nesse sentido, a instrução da consciência fonológica associada ao conhecimento de letras deve ser realizada ainda na pré-escola, a fim de garantir uma boa aprendizagem ulterior em escrita.

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Citas

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Publicado

2023-03-24

Cómo citar

BARBOSA, M. R., MEDEIROS, L. B. de O., & VALE, A. P. S. do. (2023). Relação entre os níveis de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras. Estudos De Psicologia, 33(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8035

Número

Sección

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA