CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE ALUNOS, EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DE ESCALAS DE DESEMPENHO

Autores

  • Vera L. S. MACHADO Profs. Assistentes Doutores junto ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeiro Preto - CEP 14049.
  • Marco A. C. FIGUEIREDO Profs. Assistentes Doutores junto ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeiro Preto - CEP 14049.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar um instrumento que possibilitasse caracterizar, de forma analítica, o comportamento de alunos em sala de aula, frente às exigências e rotinas deste contexto. Duas classes de primeira série do primeiro grau foram observadas através da técnica de amostra temporal. Três observadores, realizando cada um 10 sessões de observação de 30 minutos, fizeram um levantamento dos comportamentos mais frequentes em sala de aula. Esses comportamentos foram agrupados em categorias descritivas segundo a similaridade; essas categorias foram constituídas por adjetivos bipolares, de acordo com os grupos de comportamentos observados. Vinte e cinco categorias, assim levantadas, foram depois agrupadas em conglomerados, segundo a técnica de Análise Tipológica de McOUITTY (Gendre, 1976), com base no julgamento de similaridade feito por 10 juízes universitários. Para a construção do questionário, foram constituídos 5 conglomerados de escalas características, com relação a diferentes aspectos do comporta[1]mento em sala de aula: disciplina, participação, socialização, método e ritmo de trabalho.

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Referências

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Publicado

1989-07-30

Como Citar

L. S. MACHADO, V. ., & A. C. FIGUEIREDO, M. . (1989). CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE ALUNOS, EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DE ESCALAS DE DESEMPENHO. Estudos De Psicologia, 6(1), 50–76. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7901