PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NA AVALIAÇÃO DO TESTE DE BENDER INFANTIL

Autores

  • Miguel de La Puente Depto. de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP / Depto. de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
  • Jayme A. Maciel Jr. Deto. de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP / Depto. de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Resumo

Após discussão crítica da literatura mais recente (1963 - 1983) sobre o teste de Bender aplicado a crianças de 3 a 12 anos, os autores submetem a um critério fatorial as observações clínicas da autora do teste, com vistas a possibilitar uma avaliação quantitativa e qualitativa mais rica e consistente. São evidenciadas as conclusões das pesquisas de Bender para o diagnóstico da maturação infantil, onde os autores apresentam os indicadores quantitativos para cada idade e estabelecem categorias etárias com limite de pontuação inferior e superior. A essa avaliação quantitativa são acrescidos os indicadores fatoriais próprios para cada idade, viabilizando o exame qualitativo dos resultados obtidos. Após apreciação da evidência clínica e científica do teste, informa-se sobre os procedimentos avaliativos e sobre a utilidade do teste no exame neuropsicológico da criança. O trabalho é enriquecido com a apresentação da primeira tradução para o português dos critérios avaliativos de Bender.

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Publicado

1984-12-31

Como Citar

de La Puente, M. ., & A. Maciel Jr., J. . (1984). PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NA AVALIAÇÃO DO TESTE DE BENDER INFANTIL. Estudos De Psicologia, 1(3/4), 76–92. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7687