ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE COM CÂNCER.

Autores

  • ROOSEVELT M. S. CASSORLA Depto de P~.-Graduação em Psicologia Clínica-PUCCAMP & Depto. Psicologia Médica e Psiquiatria-FMC-UNICAMP

Resumo

São abordados aspectos da relação medico-paciente, em especial no caso de pacientes cancerosos. Os "encaixes" adequados entre médico e paciente são abordados do ponto de vista da transferência e contratransferêncla. Discutem-se aspecto da comunicação, do que, quando e como dizer ao paciente canceroso e são fornecidos dados de uma pesquisa sobre o fato, realizada com médicos de Campinas. Finalmente, é levantado o papel do profissional de saúde mental e de como ele pode ajudar a melhotar a relação médico-paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALINT.M. El Médico, el paciente y la enfermedad. B.Aires, Libras Básicos, 1961

CASSORLA.R.M.S.- "Algumas experiências sobre morte e suicídio desenvolvidas na UNICAMP", in Torres, W.C., Guedes, W.G& Torres, R.G. (coord.) A psicologia e a morte, Rio, Edit. FGV, 1983.

KLAFKE, T. E. & CASSORLA, R.M.S. - Comunicação de diagnóstico a pacientes com câncer - um estudo com médicos especialistas I Congresso Médico - FCM- UNICAMP-.1983 (ANAIS no prelo)

KUBLER-ROSS,E.- Sobre a morte e o morrer, S. Paulo, EDART, Edit. USP, 1977.

PERESTRELLO, M. - A medicina da pessoa, Rio de Janeiro Athenou,1974.

SCHAVELZON, J. - ~r - Enfoque psicológico, B. Aires, Editoral Galerna, 1978

Downloads

Publicado

1983-04-30

Como Citar

M. S. CASSORLA, R. (1983). ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE COM CÂNCER. Estudos De Psicologia, 1(1), 48–62. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7590