Comportamentos disciplinares em mães de crianças de idade pré-escolar: efeito das crenças de efi cácia maternas, do sexo e idade das crianças e da escolaridade materna

Autores

Palavras-chave:

Disciplina da criança, Cultura, Práticas educativas, Parentalidade, Autoeficácia

Resumo

Disciplinar uma criança é uma das tarefas parentais mais difíceis. As crenças de eficácia contribuem para o (in)sucesso dessa experiência. Este estudo pretende analisar o papel preditivo das crenças de eficácia nos comportamentos disciplinares maternos. Participaram neste estudo 128 mães de crianças de idade pré-escolar, a quem foi pedido que respondessem a um Questionário de Comportamentos Disciplinares Parentais e à Subescala de Eficácia da Escala Ser Mãe/Pai. Os resultados mostram que as mães usam mais frequentemente os comportamentos indutivos, avaliando-os como mais eficazes. Os comportamentos de afirmação do poder são explicados pela idade da criança, nível educativo materno, percepção de auto-eficácia e crença na eficácia das estratégias de afirmação do poder e de punição não-física. Os comportamentos de punição não-física são explicados pelas crenças acerca da eficácia destes comportamentos e dos comportamentos indutivos. Finalmente, os comportamentos indutivos são explicados pelo género da criança e pelas crenças acerca da sua eficácia. No âmbito da intervenção na parentalidade, estes resultados sublinham a importância de intervir nas crenças de eficácia, para promover a mudança comportamental.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

CARVALHO, C., & CRUZ, O. (2023). Comportamentos disciplinares em mães de crianças de idade pré-escolar: efeito das crenças de efi cácia maternas, do sexo e idade das crianças e da escolaridade materna. Estudos De Psicologia, 35(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7478

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO