Psicoterapia infantil na perspectiva cultural histórica: o movimento da subjetividade em Arteterapia

Autores

Palavras-chave:

Arteterapia, Psicoterapia, Subjetividade

Resumo

Este trabalho apresenta a psicoterapia infantil na perspectiva cultural e histórica. Tem por objetivo compreender o movimento dos processos e formações subjetivas, em contexto psicoterápico, por meio de ações e relações desenvolvidas em um ateliê de arteterapia. Trata-se da discussão teórico-metodológica de registros elaborados pela autora/terapeuta em atendimentos a uma menina de quatro anos. A análise e construção das informações inspiraram-se nos princípios da Epistemologia qualitativa propostos por González Rey, que discute a ênfase do singular, a relação dialógica e o caráter construtivo-interpretativo, reconhecendo, na psicoterapia, o fazer artístico como condutor de novos processos de subjetivação do indivíduo. A presente pesquisa evidencia que os novos sentidos subjetivos, produzidos a partir dos tensionamentos provocados, proporcionaram condições para a produção de outras e novas configurações subjetivas.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

SCALISE, L. N., ANACHE, A. A., & ROSSATO, M. . (2023). Psicoterapia infantil na perspectiva cultural histórica: o movimento da subjetividade em Arteterapia. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7423

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL