A relação entre estilos intelectuais, inteligência e estratégias de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Psicologia cognitiva, Inteligência, Aprendizagem

Resumo

Os estilos intelectuais compreendem a preferência das pessoas para usar suas habilidades cognitivas a fi m de resolver problemas. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre os estilos intelectuais, a inteligência verbal e as estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. Participaram da pesquisa 470 alunos do segundo ao nono ano do ensino fundamental de uma cidade do Paraná. Foram utilizados o Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado II, a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem e a Escala Wechsler de Inteligência Abreviada. A aplicação foi realizada de forma individual para a Escala Wechsler, em uma amostra restrita a 45 alunos. Foram obtidas relações positivas entre o escore do inventário de estilos intelectuais e as estratégias de aprendizagem. Os dados apontaram a necessidade de mais estudos nacionais a fim de avaliar e confirmar essas correlações, haja vista que os trabalhos com a população brasileira são incipientes.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

TRASSI, A. P., OLIVEIRA, K. L. de, & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). A relação entre estilos intelectuais, inteligência e estratégias de aprendizagem. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7367

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL