Conhecimento do nome das letras: predizendo dificuldades de leitura e de escrita

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento do nome das letras, Dificuldades de leitura e de escrita, Rastreamento

Resumo

 Este estudo avaliou a precisão de classificação do risco de dificuldade de leitura e escrita, a partir do conhecimento do nome das letras. Foram aplicadas duas versões da tarefa de reconhecimento das letras, a primeira com todas as 26 letras do alfabeto, e a outra com apenas 15. A tarefa foi aplicada a 213 crianças brasileiras, matriculadas no último ano da Educação Infantil, sendo que, no primeiro ano do Ensino Fundamental, 176 delas realizaram a tarefa de escrita, e 174 a de leitura. Utilizaram-se a Teoria da Resposta ao Item e a simulação de rede neural para a escolha das 15 letras da versão reduzida da tarefa, e a análise da curva de Características Operacionais do Recebedor para avaliar a precisão de classificação das duas versões da tarefa. Os resultados indicaram que ambas as versões podem ser utilizadas para rastrear crianças com dificuldades de leitura e de escrita, áreas sob curvas de 0,83 e 0,80.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

JUSTI, C. N. G., CUNHA, N., & JUSTI, F. R. dos R. (2023). Conhecimento do nome das letras: predizendo dificuldades de leitura e de escrita. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7332

Edição

Seção

Seção Temática Leitura, Escrita e Aprendizagem Matemática: Correlatos Cognitivos