Análise funcional da interação profissional-paciente em odontopediatria

Autores

  • Daniele Pedrosa FIORAVANTE Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Rita Zoéga SOARES Universidade Estadual de Londrina
  • Jocelaine Martins da SILVEIRA Universidade Federal do Paraná
  • Norma Sant´Anna ZAKIR Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

análise funcional, crianças, metanálise, odontopediatra, psicologia clínica

Resumo

O artigo visou identificar o padrão de interação entre odontopediatras e crianças atendidas em uma clínica do bebê de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo duas crianças consideradas pelos dentistas cooperativas, duas consideradas opositoras em relação ao procedimento e os profissionais que as atenderam. Um inventário foi aplicado a fim de excluir crianças com problemas comportamentais em grau clínico. As interações entre criança e odontopediatra foram filmadas e os dados foram analisados, medindo-se a freqüência das respostas de cooperação e não-cooperação, no decorrer de quatro procedimentos. Observou-se que os comportamentos cooperativos das crianças se relacionam com as chamadas condutas positivas dos profissionais, enquanto os comportamentos opositores estiveram fortemente associados às ditas condutas negativas dos odontopediatras. Os resultados foram discutidos considerando os comportamentos das crianças e dos profissionais em pontos críticos para execução dos procedimentos e para o bem-estar do paciente.

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

FIORAVANTE, D. P. ., SOARES, M. R. Z. ., SILVEIRA, J. M. da, & ZAKIR, N. S. . (2007). Análise funcional da interação profissional-paciente em odontopediatria. Estudos De Psicologia, 24(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6888